A Iluminação Pública (praças, ruas, avenidas, parques, entre outros) é um serviço de responsabilidade das administrações municipais.
Mas afinal, quem paga pela iluminação pública?
O assunto é polêmico. Com relação a taxa da COSIP em Canoinhas, os valores foram atualizados em abril de 2019.
O aumento foi aprovado na Câmara em dezembro de 2018. Na ocasião, o prefeito Beto Passos afirmou que “o reajuste da contribuição é necessário para que haja melhoria no sistema de iluminação pública”.
Além de zelar pela circulação das pessoas trazendo segurança reduzindo os índices de criminalidade, uma boa iluminação permite também o lazer noturno justamente por manter seguros os locais. Uma boa iluminação é essencial à qualidade de vida”, disse Passos.
Na primeira sessão da Câmara em 2020, o vereador Coronel Mário elaborou um requerimento solicitando uma série de informações sobre os recursos arrecadados (da COSIP) e aplicados no município.
Alguns dos questionamentos foram:
“Qual foi o valor gasto em custeio de todo o sistema de iluminação pública e qual foi o valor investido na aquisição de novos equipamentos após a cobrança dos novos valores da contribuição?”“Quantas lâmpadas de Led foram utilizadas para substituir as lâmpadas de vapor metálico?
O Canoinhas Online tentou contato com o vereador Coronel Mario Erzinger para saber se os questionamentos foram respondidos pela prefeitura municipal, mas até o momento não obtivemos retorno.
Manutenção da rede elétrica municipal
Quando ocorrer a queima de uma lâmpada de iluminação pública no poste, o cidadão deve procurar os canais de atendimento do seu município.
Custos de acidentes na rede elétrica
Em caso de abalroamento, que são os acidentes com veículos envolvendo postes, se o poste for apenas de iluminação pública, a responsabilidade é da prefeitura.