cursos

bom_apetite_canoinhas

Restrições serão prolongadas em Canoinhas e haverá ações para evitar o fechamento do comércio

Avatar photo

LEIA TAMBÉM

As medidas estão sendo tomadas e baseadas em critérios técnicos e amparadas pela Vigilância Epidemiológica e pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19, disse Beto Passos.

Durante coletiva no fim da tarde desta segunda (1º), prefeito Beto Passos e a secretária de Saúde, Kátia Oliskowski, anunciaram algumas medidas a serem tomadas no município de Canoinhas, frente aos casos que vem aumentando a cada dia.

A aplicação de testes rápidos em 600 pessoas, em segmentos já anunciados anteriomente, iniciaram hoje e devem seguir ao longo da semana. (Veja aqui onde serão aplicados os testes)

Com essa ampliação de testes, os casos confirmados devem aumentar, como já vem acontecendo em Três Barras, onde cerca de 500 testes na população já foram feitas e 5 mil ainda serão feitos, segundo a prefeitura.
A empresa WestRock também anunciou que vai testar 100% de seus colaboradores.

TESTAGEM

De acordo com a secretária Kátia, 100 testes foram programados para hoje, sendo que algumas pessoas que foram relacionadas para coleta, não compareceram.

Outro ponto importante levantado por Kátia diz respeito a pessoas que convivem ou tiveram contato com pessoas testadas positivo para Covid-19:

Essas pessoas automaticamente são consideradas positivas pelo vínculo epidemiológico, explica a secretária.

Essas pessoas não precisam fazer o teste, mas devem permanecer em isolamento domiciliar e ficarem atentas ao surgimento de sintomas como tosse, febre, dor de garganta e principalmente dificuldade para respirar. Caso sintam algum destes sintomas, devem entrar em contato pelo telefone  3621.7758 ou pelo WhatsApp 99916.1867, para orientações.

Referentes aos internamentos, há três pacientes na Ala Covid do Hospital Santa Cruz: dois são de Canoinhas e uma mulher de Papanduva, cujo óbito foi anunciado na tarde de hoje.

Quanto ao decreto assinado nesta segunda (1º), pelo governador Carlos Moisés, que dá autonomia aos prefeitos para decidir pela volta ou não de algumas atividades, Beto Passos afirmou que é precoce definir uma data para retorno de aulas e transporte público em Canoinhas.

Na nossa realidade, com 124 casos confirmados de Covid-19 em Três Barras e 54 em Canoinhas, nós não estamos preparados para a liberação do transporte coletivo. Mesmo com a redução de pessoas dentro dos ônibus ainda é algo muito perigoso, dá a facilidade para a transmissão do vírus, afirmou Beto Passos.

Em Canoinhas vamos prolongar ainda mais as regras de convivência segura. Vamos sentar com a Câmara de Dirigentes Lojistas e com as secretarias de Educação e Saúde para definir novas datas, disse o prefeito. Vamos tomar algumas medidas também para evitar o fechamento do comércio e demais setores da economia. Talvez com a redução de horário ou de redução de funcionários, fazendo o revezamento dos colaboradores, disse o prefeito.

Passos falou que vai avaliar a situação esta semana e construir um novo decreto ouvindo as entidades e setores envolvidos.
RESTRIÇÕES EM CANOINHAS
Continua suspensa, por tempo indeterminado, a circulação de veículos de transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal de passageiros.

Não há previsão de retorno das aulas presenciais da educação municipal, estadual e privada de ensino infantil, fundamental e de ensino médio. Também não há data para retorno de cursos superiores.

Permanecem suspensos os eventos esportivos, atividades em cinemas, casas noturnas, bem como a realização de eventos, shows e espetáculos que acarretam reunião e aglomeração de público.