Prisões foram efetuadas no início da manhã, na residência dos investigados. Foto: Polícia Civil/Divulgação |
A Polícia Civil prendeu três autores de um crime cruel contra um casal de idosos, ocorrido há cerca de um mês. Em uma operação nesta quarta-feira (05), dois deles foram presos em Três Barras e outro em Jaraguá do Sul.
Os presos possuem grau de parentesco entre si, sendo um tio, de 36 anos, e dois sobrinhos, de 20 e 23 anos.
O CRIME
No último dia 4 de julho, por volta das 23h50, três homens invadiram uma residência na localidade de Garibaldi, zona rural de Jaraguá do Sul, e renderam um casal de idosos que estava dormindo.
Armados, os criminosos exigiram dinheiro das vítimas, mediante agressões físicas e ameaças. Durante a ação eles espancaram a idosa, de 75 anos, que ficou com o braço direito machucado, e seu marido, de 77 anos.
Um casal de vizinhos, que ouviu a movimentação e foi verificar o que estava acontecendo, foi recebido a tiros.
Vizinho que tentou ajudar foi recebido a tiros pelos bandidos. Foto: Sérgio Luiz |
Um homem foi atingido de raspão na testa e outro acertou a clavícula esquerda. Já uma mulher recebeu um disparo que acertou o ombro esquerdo.
Os criminosos fugiram em um veículo Fiat Idea, de cor branca, levando dois aparelhos celulares, um violão, e cerca de R$ 180,00.
A idosa contou que os bandidos eram muito violentos e ameaçavam matar o casal. “Disseram que se eu gritasse iriam estourar os meus miolos. Enquanto batiam no meu marido”. O marido, de 77 anos, segue internado por conta dos graves ferimentos que sofreu.
AS PRISÕES
Pela manhã, a Polícia Civil, por meio da Divisão de Investigação Criminal de Jaraguá do Sul (DIC), com apoio da DIC de Canoinhas, cumpriu mandados de prisão temporária e de busca e apreensão domiciliar contra dois dos autores, em Três Barras.
Durante as buscas na residência, foi encontrado um dos aparelhos celulares roubados das vítimas no dia do crime. Um veículo usado na execução do delito, um Fiat Idea, também foi apreendido e será periciado. Os autores confessaram o crime.
Foto: Polícia Civil/Divulgação |
A partir da prisão deles, foi possível prender o terceiro e principal autor do crime, morador de Jaraguá do Sul.
Conforme o delegado Diones Pavoni de Freitas, as investigações demonstraram que os três autores presos nesta quarta-feira possuem grau de parentesco entre si, sendo um tio e dois sobrinhos.
\”O tio e um dos sobrinhos, de 20 anos, residem em Três Barras, e o segundo sobrinho, de 23 anos, reside em Jaraguá do Sul, e foi justamente este quem planejou o crime, visto que trabalhava em propriedade vizinha a das vítimas, e chegou a frequentar a casa destas. Portanto, sabia que ali residia um casal de idosos\”, afirmou o delegado.
\”Assim, por conhecer a localidade, bem como a residência e a condição vulnerável das vítimas e, principalmente, na convicção que encontrariam uma quantia expressiva de dinheiro na casa, decidiu orquestrar o crime e para tanto contou com o apoio de seu primo e tio que residem em Três Barras\”, acrescentou o delegado.
A arma usada no dia do crime, um revólver calibre .38, pertencente ao tio, não foi recuperada, tendo em vista que durante a fuga os autores acabaram jogando referida arma de fogo no meio da mata, com receio de serem capturados. Várias diligências foram feitas nesta quarta (5), a fim de localizá-la, mas ela não foi encontrada.
Os três foram levados para o presídio de Jaraguá do Sul, por latrocínio tentado, e a conclusão do Inquérito Policial deve ser encaminhada ao Poder Judiciário em trinta dias.
A Polícia Civil também informou que um quarto suspeito foi preso temporariamente no dia 21 de julho. Ele trabalhava na propriedade das vítimas como pedreiro e conhecia a rotina dos moradores e vizinhos, assim como conhecia o interior da residência.