telemedicina

Cidades atingidas por temporais intensificam reparos antes da chegada de frio intenso

Avatar photo

Foto: Defesa Civil de Santa Catarina

O Governo do Estado, através da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), está realizando a entrega de telhas nos municípios atingidos pelos tornados e granizo, antes da chegada de chuva , frio intenso e até mesmo neve para a região. 

Uma pessoa morreu e 16 ficaram feridas entre sexta-feira (14) e a madrugada de sábado (15) com a passagem de dois tornados, além de granizo, microexplosões e ventos fortes no estado. 
Segundo o boletim divulgado nesta terça-feira (18) pela Defesa Civil, 37 cidades do estado registraram danos com os temporais e 15 relataram prejuízos na agricultura e pecuária.

 

A ação de logística conta com o apoio das forças-tarefa do Corpo de Bombeiros Militar. Até o momento já foram encaminhadas 29.418 telhas, dentre outros materiais, totalizando 46.412 itens de assistência humanitária. No total, 37 municípios relataram danos em função das tempestades.

“Estamos agilizando a entrega das telhas e todo o suporte necessário para as famílias atingidas”, destacou o chefe da DCSC, João Batista Cordeiro Júnior. 

 “Temos previsão de chuvas para os próximos dias e estamos intensificando os trabalhos de entrega das telhas para que as pessoas possam cobrir as residências que foram danificadas.”, finalizou.

Família relembra momentos de desespero

Durante a entrega das telhas a dona de casa Eliane Batista, moradora do município de Vargem Bonita, relembrou os momentos de pânico que viveu durante a intensa chuva de granizo. 

“O tempo estava limpo e de repente começou a chuva forte, quando olhamos foi só pedras do tamanho de ovos. Foram cinco minutos de chuva, foi muito triste e assustador” destacou.

Ela relata que todas as telhas da residência quebraram devido à força do granizo. “Minha mãe saiu a pouco do hospital e estava de cadeira de rodas, no momento a abracei e meu filho de nove anos e olhamos chover dentro de casa igual como se estivéssemos na rua”, relatou a dona de casa.

A família recebeu lona, colchões e cesta básica da Defesa Civil. “Vai ajudar bastante porque conseguimos cobrir a casa e agora vamos dormir sossegados. O auxílio que recebemos da Defesa Civil é importante, eu estou desempregada e ajuda está sendo bem-vinda pois toda a cidade foi atingida”, completou Eliane.

Prejuízos foram causados pela passagem de dois tornados, além de granizo, microexplosões e ventos fortes no estado.

Notícia Anterior

Com previsão de frio extremo, Corpo de Bombeiros alerta para alguns cuidados

Próxima Notícia

Crítico do governo Beto Passos lança pré-candidatura à prefeitura de Canoinhas