Jovens estavam na praça da Matriz, descumprindo regras de distanciamento e consumindo bebida. Foto: Canoinhas Online |
Na terça-feira (4), por volta das 16h40, policiais militares foram acionados via Copom para a Praça Oswaldo de Oliveira, no centro de Canoinhas, pois no local havia denúncia de que alguns menores com 7, 13, 14, 15, 16 e 17 anos, estavam ingerindo bebida alcoólica e não estavam respeitando o distanciamento social.
De imediato foi constatado que os envolvidos estavam sem máscara e não respeitavam o distanciamento social previsto pela legislação sanitária vigente, referente ao Covid-19.
Ao realizar a busca no local foi localizado um litro de batida (Catuaba). Indagado aos abordados quem era o proprietário, em um primeiro momento um jovem, de 19 anos, disse ser quem comprou e forneceu aos menores ali presentes ingerirem.
Em segundo momento, outro jovem, de 18 anos, relatou ser ele o responsável. Diante da situação foi dada voz de prisão aos mesmos pelo crime de vender, fornecer ou entregar a menor bebida alcoólica ou produtos que possam causar dependência física ou psíquica.
Também foram qualificados como autores no crime de infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa (Infração de medida sanitária preventiva).
O Conselho Tutelar também foi acionado, o qual tomou providência em relação aos menores que lá estavam.
Em seguida a guarnição conduziu todos os envolvidos até a Delegacia de Polícia Civil.