Residência foi totalmente destruída no interior de Irineópolis/Divulgação |
O deslocamento da chamada supercélula, com características tornádicas, foi registrado pelo radar meteorológico Oeste entre 15h30 e 15h35. A distância entre as cidades é de 100 quilômetros.
Em Água Doce 700 casas foram destelhadas e 25 totalmente destruídas, deixando as famílias desalojadas. No município, 11 pessoas ficaram feridas.
Destruição no município de Água Doce/Reprodução |
O agricultor Claudio Furst relata ter sido arrastado pela força do vento enquanto tentava fugir do fenômeno. Não sobrou nada da casa de madeira onde ele e a esposa moravam.
\”Não teve para onde fugir. Fui arremessado uns 30, 40 metros dali, revirando de ponta cabeça\”, contou.
Casas ficaram totalmente destruídas em Irineópolis/Reprodução |
O casal de agricultores Rogério Melinski e Marta dos Santos Melinski estavam em casa com o filho quando o temporal começou. O telhado foi arrancado e os móveis foram arremessados para fora do imóvel.
\”Rodeava dentro da casa, amontoou tudo em cima do fogão, rodeava tudo. Eu não me contava vivo mais\”, contou o produtor rural.
Na manhã deste sábado (15), equipes do Bombeiros deslocaram-se para auxiliar as comunidades no corte de inúmeras árvores que caíram ou estavam parcialmente caídas e também em vários destelhamentos nos locais onde o vendaval foi mais intenso.
O abastecimento de energia elétrica também ficou comprometido.
A Defesa Civil municipal informou que 100 pessoas estão desabrigadas e 20 desalojadas. Caminhões chegaram a tombar com o vento.
Em Guaramirim, houve destelhamento de casas no bairro Rio Branco. Em Jaraguá do Sul, foram registrados chuva e granizo, algumas casas ficaram destelhadas, mas ninguém ficou desabrigado.
A Defesa Civil também entrega lonas para moradores que tiveram as casas destelhadas nos bairros Alegre, Quitandinha, Cruzeiro e São Pedro, em Rio Negrinho.