Idosa foi internada com visíveis sinais de desnutrição. Reprodução |
Na tarde de domingo (4), a Polícia Militar foi acionada para a Unidade de Pronto Atendimento de Canoinhas (UPA), após o Corpo de Bombeiros ter efetuado o atendimento a uma idosa e constatado situação de abandono.
O bombeiro militar informou que a guarnição foi atender uma ocorrência na qual constataram que uma idosa encontrava-se em condições desumanas e que era visível o abandono.
O médico plantonista informou que a idosa estava com o abdômen bastante emagrecido e com sinais de desnutrição, sendo possível afirmar que houve problemas de saúde decorrentes do abandono. A paciente foi encaminhada para internamento no Hospital Santa Cruz.
Os policiais militares conversaram com o filho da vítima, e este informou que é o único que cuida dos pais e que também recebe as duas aposentadorias.
Os policiais deslocaram-se até a residência da idosa e fotografaram o local. Foi também conversado com o marido dela, que relatou que o filho leva comida \”em picados\”, e que tem semana que nem aparece.
Disse ainda que não condições de cuidar sozinho da esposa, pois ambos vivem em abandono. A PM não informou a idade do casal nem o bairro onde moram.
Diante dos fatos as partes foram encaminhadas a Delegacia de Polícia Civil. O filho do casal de idosos deve responder pelo crime de maus tratos conforme o Art. 99 do Estatuto do Idoso: \”Expor a perigo a integridade e a saúde, física, psíquica do idoso submetendo-o a condições desumanas\”. Pena – detenção de 2 (dois) meses a 1 (um) ano e multa.