saude

Canoinhas: com quase 200 casos no mês e 3 óbitos, você ainda acha que é só uma gripe?

Avatar photo

LEIA TAMBÉM

Vítimas da Covid em Canoinhas/Reprodução

Canoinhas, vive um momento crítico na pandemia. Desde o início do mês, 193 pessoas foram contaminadas com o novo coronavírus. Há no momento 70 casos ativos, um dos maiores já registrados no município desde o início da pandemia.

O número de internados por conta de complicações da doença também aumentou. São 9 pacientes, sendo que 5 estão na UTI e intubados. São 4 a mais do que na sexta passada. Isto significa que os leitos da ala covid do Hospital Santa Cruz estão com ocupação máxima.

Se houver paciente grave que necessite de tratamento em UTI em Canoinhas,  terá que ser feito um remanejamento para os leitos do SUS no Hospital Santa Cruz (se houver disponível) e com isso pode faltar vaga para pacientes com outras doenças.

Espera-se que, nos próximos dias, novos leitos de UTI para tratamento da Covid-19 sejam reabilitados em Canoinhas, conforme anunciado pelo governador Carlos Moisés na último sábado (28).

Os óbitos registrados neste mês chamam a atenção por conta da idade das vítimas da doença: 34, 39 e 59 anos. Todos eram considerados fora do grupo do risco. Isso nos mostra que realmente o vírus não escolhe idade.

O agricultor Delbi da Silveira, de 59 anos, eraa morador de Rio D\’Areia, interior de Canoinhas. Delbi faleceu no dia 16 de novembro, um ano antes de se aposentar e cerca de um mês antes de completar 60 anos.

Paulo Ricardo Gulicz, tinha 39 anos e apresentou os sintomas no último dia 10 de novembro. Ele ficou internado três dias e morreu na madrugada de sábado (28). Paulo Ricardo deixou esposa e filhos.

Já na manhã desta segunda-feira (30), foi confirmada morte do fotógrafo Fernando Gonçalves, o Ferpa. Fernando estava internado desde o dia 17 de novembro, quando deu entrada na ala covid do HSCC com febre, diarreia e desconforto respiratório. Ele tinha apenas 34 anos.

Diante do aumento de casos e óbitos, não é possível menosprezar a situação, referindo-se à doença (Covid-19), como uma simples gripe.

Dados conhecidos até agora indicam que o novo coronavírus possui peculiaridades que tornam a doença causada por ele mais contagiosa e mais letal que a gripe.

É preciso ter ciência também, de que cada pessoa que não se cuida aumenta o risco de infecção para quem está próximo. E assim o vírus se alastra.

Usar máscara, manter distanciamento e lavar constantemente as mãos não mata ninguém. Mas o vírus mata. Quanto ao uso de máscara, reflita sobre a imagem abaixo:

Não é preciso deixar de viver, de trabalhar, de manter a economia funcionando, basta ter consciência de que cuidados simples pode salvar sua vida (e a dos outros).
Lembre-se que uma pessoa totalmente assintomática, ou seja, que não desenvolveu qualquer sintoma da doença durante toda a infecção, é capaz de transmitir o vírus para outras. Isso mostra que o vírus se espalha também de forma silenciosa.

Porque usar máscara? a máscara cria uma barreira física que impede a proliferação do vírus, ajudando a reduzir o número de pessoas infectadas.

Porque lavar as mãos? a maior forma de transmissão está justamente ligada às mãos devido ao contato com pessoas ou superfícies contaminadas, e posteriomente levar as mesmas ao nariz, olhos e boca. Por isso, a lavagem correta das mãos ainda é a medida de proteção mais fácil e eficiente contra a doença.

É importante ressaltar que a higienização precisa ser realizada nas palmas e nos dorsos das mãos, nas partes internas, externas e nas pontas dos dedos e também nas unhas e durar pelo menos 50 segundos.

Importante salientar que a mídia não alimenta um medo desnecessário. Ela informa.

Então, nada de pânico, mas também nada de negação. Vamos tomar todos os cuidados para não pegar o que muitos ainda insistem dizer que é só uma \”gripe”. Será que vamos pensar assim se formos nós ou um familiar a passarmos por isso? Reflita e cuide-se! Voce pode estar cansado (a) do vírus, mas ele ainda não cansou de você.
SANTA CATARINA

Santa Catarina termina o mês de novembro com 364.344 casos de Covid-19. Foram mais de 5 mil casos confirmados nas últimas 24 horas.

Segundo o novo boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES), divulgado nesta segunda-feira (30), 41 mortes foram registradas nas últimas 24 horas no estado. São 29.809 pessoas com o vírus ativo, em tratamento. 
OCUPAÇÃO DE LEITOS DE UTI NO ESTADO