telemedicina

Câmpus do IFSC de Canoinhas terá Museu dos Solos

Avatar photo
Câmpus terá exposição permanente dos principais solos da região.

Embora seja um recurso essencial para todas as formas de vida do planeta, o solo ainda tem suas funções ambientais, sociais e econômicas pouco conhecidas e valorizadas.

Para popularizar este conhecimento, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) vai implantar no Câmpus Canoinhas o Museu dos Solos, com exposição permanente dos principais tipos de solos encontrados na região do Planalto Norte.

“No Planalto Norte catarinense, as atividades agrícolas desempenham importante papel econômico e social, com grandes reflexos na área ambiental. Mas, apesar da pujança das atividades agrícolas estar diretamente ligada aos solos da região, estes são desconsiderados na maioria das vezes. Nosso objetivo é contribuir na divulgação das funções exercidas pelos solos, bem como apresentar os principais tipos que ocorrem na região, identificação, potencialidades e limitações”, justifica o coordenador do projeto e professor do curso de Agronomia do IFSC, Jefferson Schick.

A exposição permanente do Museu dos Solos ficará sediada no Laboratório de Solos do novo prédio em construção que servirá de Bloco Agrícola.

No local, estudantes, técnicos, produtores rurais e interessados poderão participar de visitas guiadas, aulas e oficinas. O projeto também prevê a disponibilização da coleção para eventos externos e catalogação virtual do material para eventos on-line.

O projeto contará com alunos bolsistas e voluntários do curso de Agronomia, que vão participar diretamente das etapas de pesquisa, identificação e seleção das áreas a serem amostradas, do processo de retirada e confecção das amostras (monólitos de solos), da confecção dos materiais técnicos informativos, da organização do local de exposição e dos eventos de apresentação do projeto e de troca de experiências com a comunidade.

Liane Dani | Jornalista do IFSC – Fotos: Divulgação

Notícia Anterior

COMISSÃO PARLAMENTAR
CPI da Pandemia será instalada após feriado, anuncia Pacheco

Próxima Notícia

ECONOMIA
Atividades turísticas de Santa Catarina acumula queda de 36,2%