bom_apetite_canoinhas

iptu_2024_canoinhas

Defesa Civil confirma que tornado atingiu oeste catarinense

Avatar photo
Ventania também foi forte no município de Porto União, durante a madrugada.

A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou que um tornado foi o responsável por causar os estragos no Oeste catarinense registrados no final da noite de sexta-feira (28) e madrugada deste sábado (29).

O município mais atingido foi Campos Novos, que decretou situação de emergência. De acordo com os dados da Defesa Civil, que ainda estão em atualização, 256 residências foram afetadas em seis bairros, dez famílias precisaram ir para a casa de parentes e 20 indústrias foram afetadas.

O fornecimento de luz e água na região também foi prejudicado. As rajadas de vento passaram de 123 km/h.

Um caminhão que estava estacionado em um posto de combustível tombou. Foram registrados também quedas de postes e de estruturas metálicas.

Foto: CBMSC

O Corpo de Bombeiros foi chamado e precisou cortar árvores que caíram nas ruas. Os socorristas entregaram lonas às famílias afetadas. Não há registro de feridos.

Em Porto União, no Planalto Norte Catarinense, a corporação também atendeu vários chamados na manhã deste sábado (29), referentes a quedas de árvores ocasionados pelo vendaval que passou pela região durante a madrugada.

Foto: Corpo de Bombeiros

Ainda durante a madrugada, a guarnição providênciou lonas para uma residência no bairro Santa Rosa, que foi totalmente destelhada e sofreu alagamento.

Conforme a previsão da Defesa Civil, temporais ainda são esperados na noite deste sábado, principalmente no norte do estado.