A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) confirmou nesta quarta-feira (26) mais dois casos de reinfecção por coronavírus em Santa Catarina. Ao todo, o estado contabiliza três casos confirmados de reinfecção pelo vírus desde o começo da pandemia.
O primeiro caso já havia sido confirmado laboratorialmente em 31 de março, em um paciente de 30 anos, residente em Lages – sem histórico de viagens – com confirmação positiva em setembro de 2020, com segunda infecção confirmada em fevereiro de 2021.
O segundo caso foi uma mulher de 37 anos, residente no município de Itaiópolis, com primeiro exame em 12 de agosto de 2020, sintomática, e segundo realizado em 19 de maço de 2021, sintomática.
O terceiro caso foi registrado no município de Balneário Piçarras, uma mulher de 21 anos, primeiro teste em 25 de serembro de 2020 e o segundo em 5 de abril de 2021.
Os casos foram confirmados laboratorialmente pela Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro, laboratório de referência para Santa Catarina para o Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN/SC).
Segundo a Dive, nenhuma das pacientes precisou de internação médica em razão da doença.
É considerado caso suspeito de reinfecção o indivíduo com dois resultados positivos em tempo real para o vírus SARS-CoV-2, com intervalo igual ou superior a 90 dias entre os dois episódios de infecção respiratória, independentemente da condição clínica observada.
“Os três casos de reinfecção estão confirmados no estado, uma vez que todos os procedimentos adotados seguiram o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS)”, informou a Dive por meio da nota.
De acordo com a Dive, todos os procedimentos adotados seguiram o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde.
Em Santa Catarina, foram notificados 51 casos de reinfecção, sendo 34 descartados, três confirmado e 14 aguardando resultado.