tres_barras

refis

Fora do normal: mulher que esperava por 7, dá a luz a 9 bebês no Marrocos

Avatar photo
Arby e seus nove recém-nascidos passam bem e devem voltar para casa dentro de algumas semanas.

LEIA TAMBÉM

O governo do Mali anunciou na última terça-feira (4), que uma mulher que pensava estar grávida de sétuplos (7 gêmeos) deu à luz nove bebês — 5 meninas e 4 meninos, um raro caso de nônuplos — e que “todos estão bem”.

Durante a gestação, a mãe precisou ser transferida de Mali (seu país natal) para Marrocos, para garantir um parto mais seguro para ela e os bebês – mesmo quando acreditava-se se tratar de uma gestação de sete crianças. 

Reprodução/Twitter/R7 Notícias

Arby Halima Cissé, de 25 anos, foi levada no dia 30 de março da cidade de Bamako, onde estava sendo tratada, para Marrocos, para receber um melhor acompanhamento dessa gravidez “fora do normal”, segundo o Ministério da Saúde de Mali.

Antes do parto, os médicos teriam dito para a mãe que havia menos de 50% de chance de que um único bebê sobrevivesse, informou o site de notícias local Mali 24.

Não há informações esclarecendo se a gravidez foi natural ou fruto de um tratamento de fertilização, que é uma das causas mais comuns de nascimentos múltiplos.

Casos assim são extremamente raros. Tão incomuns que o Guinness Book — o Livro dos Recordes — está avaliando o caso para confirmar que o nascimento dos nove filhos de Halima Cissé representam um novo recorde, segundo a agência Associated Press. 

O anterior registrado, considerando crianças que nasceram saudáveis, era de oito bebês, em um caso ocorrido nos Estados Unidos em 2009.

Nos últimos 50 anos, dois casos documentados de nônuplos terminaram com a morte de todas as crianças:

  • 1971 — na Austrália, uma mulher de 26 anos deu à luz nove bebês no que se considerou o primeiro caso confirmado de nônuplos no mundo. Sete deles sobreviveram ao parto, mas acabaram morrendo no decorrer de uma semana.
  • 1999 — na Malásia, uma mãe teve nove bebês de uma vez em um caso documentado pela literatura científica. Todos morreram nas horas seguintes ao parto.

A mãe deu à luz por cesárea “nove bebês em vez dos sete anunciados pelos resultados dos exames de ultrassom realizados tanto em Mali quanto em Marrocos”, disse um porta-voz do ministério em um comunicado à imprensa.

É difícil saber se as crianças malinesas ainda correm riscos porque não foram dadas informações suficientes sobre as crianças. O tempo de gestação no momento do parto e o peso com que nasceram os bebês também não foram divulgados.

O que foi divulgado oficialmente é que Arby e seus nove recém-nascidos passam bem e devem voltar para casa dentro de algumas semanas.

Notícia Anterior

INDENIZAÇÃO
Reunidas vai indenizar família de canoinhense morto em acidente na Serra Dona Francisca

Próxima Notícia

COVID-19
Com mais 147 pessoas confirmadas, Canoinhas bate novo recorde de casos ativos de covid-19

VOCÊ VIU?