Anvisa autoriza teste de medicamento para pneumonia associado à covid

Estudo será com pacientes hospitalizados com pneumonia por Covid-19 e será conduzido pelo Hospital Albert Einstein.

A Anvisa -Agência Nacional de Vigilância Sanitária – autorizou a realização do estudo clínico para avaliar a segurança e a eficácia do medicamento Leronlimabe para o tratamento de pacientes moderadamente enfermos com pneumonia causada pela Covid-19.

O Leronlimabe é um anticorpo monoclonal que atua como um inibidor competitivo, bloqueando a infecção das células. 

Os testes usarão o método chamado “duplo-cego” controlado com placebo, em que uma parte dos voluntários receberá o medicamento e a outra, não, para comparar os resultados de cada um dos grupos.

O estudo será com pacientes hospitalizados com pneumonia por Covid-19 que não necessitam de ventilação mecânica ou oxigenação por membrana extracorpórea. 

O estudo é patrocinado pela empresa CytoDyn Inc., sediada nos Estados Unidos e representada pela Biomm S.A. no Brasil. A pesquisa será conduzida pela Sociedade Beneficente Israelita Hospital Albert Einstein, em São Paulo. 

Outro protocolo de estudo clínico do Leronlimabe, referente a pacientes que, neste caso, necessitam de ventilação mecânica ou oxigenação por membrana extracorpórea, ainda está em análise do cumprimento de exigência.