fesmate

telemedicina

Emoção! caminhoneiro de SC reencontra a família após 4 dias de cativeiro

Avatar photo
De acordo com a Polícia Civil, o homem teria sido atraído por um vantajoso trabalho de frete.

Uma história que poderia se tornar uma tragédia terminou em festa e queima de fogos na última terça-feira (17), no município de Santa Rosa do Sul, quando a Polícia Civil chegou no local trazendo um caminhoneiro morador da localidade, que tinha sido sequestrado no dia 13 de agosto em São Paulo.

Daniel Valentin dos Santos, de 44 anos, teve seu caminhão roubado e foi sequestrado após um frete contratado por aplicativo.

O caminhoneiro terminava uma entrega em Nova Odessa, no interior de São Paulo, quando aceitou um trabalho de frete que tinha como destino o Rio Grande do Sul.

Era manhã de sexta-feira (13), quando ele foi ao local combinado e recebido por um dos criminosos, que se passou por contratante. A rendição aconteceu no pátio da empresa.

No mesmo dia, um dos sequestradores entrou em contato com a família relatando que o homem estava sequestrado e chegou a pedir R$ 600 mil reais em resgate nas primeiras negociações. Os bandidos também mandavam a família não falar com a polícia, porém a Polícia Civil foi alertada e comandou as negociações.

Daniel passou quatro dias em cativeiro, na cidade de Osasco (SP). Durante todo o período que ficou em cárcere, diversas tentativas de extorsão foram feitas pelos sequestrados à família da vítima, segundo a Polícia Civil.

Para resolução do caso foi montada uma força-tarefa que integrou as Polícias Civis dos estados de Santa Catarina e São Paulo.

Era noite de segunda-feira (17) quando os criminosos anunciaram o fim do sequestro. O caminhoneiro foi colocado em um carro que rodou por São Paulo por algum tempo, até libertá-lo em uma via da cidade. Daniel contou com a ajuda de seus irmãos da estrada e pegou várias caronas até chegar em Palhoça, na Grande Florianópolis.

Caminhoneiro foi recebido com festa “por estar vivo”. Foto: Divulgação

De lá ele foi levado pela Polícia Civil até sua casa, onde reencontrou família e amigos, que o esperavam com muitas palmas, gritos, abraços e queima de fogos.

A carreta roubada foi recuperada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na madrugada de sábado (14), na cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul e o homem que dirigia o caminhão foi preso.

No momento da abordagem ele disse aos policiais que foi contratado para levar o caminhão até Campo Grande e que pelo transporte receberia R$ 3.000,00.

Ainda não houve prisão dos sequestradores. A Polícia Civil não informou se houve pagamento do resgate.

Alerta sobre anúncios “atrativos” para fretes

Diante do registro de novos casos de extorsão mediante sequestro, a Polícia Civil novamente alerta a motoristas de caminhão a ficarem atentos quanto a anúncios “atrativos” para fretes.

Na verdade, se trata de uma modalidade criminosa em que os criminosos sequestram e exigem dinheiro em troca da libertação da vítima.

O Delegado de Polícia Anselmo Cruz, da Delegacia de Roubos e Antissequestro da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC), afirma que há registros de casos contra motoristas de SC, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo, entre São Paulo (capital) e Osasco.

Mesmo indo com caminhões vazios, em locais próximos a Osasco (SP), em frente a empresas de logística, eles costumam ser abordados diretamente por assaltantes ou por alguém de jaleco de empresa orientando a seguir para outro portão.

Depois, ocorrem as extorsões por meio de saques nas contas das vítimas enquanto os motoristas ficam em cativeiro. “Sugerimos alerta sobre essa modalidade criminosa e orientamos aos motoristas a terem cautela”, diz o Delegado.

Notícia Anterior

SISTEMA PRISIONAL
Parlatório virtual será implantado em 8 presídios catarinenses

Próxima Notícia

INDENIZAÇÃO
Planalto norte: família de mulher que cometeu suicídio em hospital será indenizada

VOCÊ VIU?