A Matriz de Risco Potencial divulgada neste sábado (4), pelo Governo de Santa Catarina mostrou que a região do Planalto Norte está classificada novamente com o risco gravíssimo para a Covid-19 (veja mapa abaixo).
A última vez que a região estava nesse nível foi em 3 de julho desse ano. A Matriz deste sábado também mostrou a região Nordeste no nível máximo de risco (cor vermelha).
As duas regiões também são as únicas que estão em alerta máximo para a Taxa de ocupação de leitos de UTIs reservadas para pacientes com Covid-19 (foto principal).
Na semana passada, apenas a região Nordeste havia sido classificada com o risco gravíssimo. A melhora nesta semana ocorreu em relação às regiões com risco grave (cor laranja).
Eram nove regiões classificadas nesta situação (laranja) na semana passada e na matriz divulgada neste sábado, apenas quatro: Foz do Rio Itajaí, Grande Florianópolis, Oeste e Xanxerê.
As regiões em risco alto são Alto Vale do Itajaí, Alto Vale do Rio do Peixe, Alto Uruguai Catarinense, Carbonífera, Extremo Sul, Extremo Oeste, Laguna, Médio Vale do Itajaí, Meio-Oeste e Serra Catarinense.
A exemplo da semana passada, a região do Extremo Sul Catarinense se destaca positivamente no índice de transmissibilidade, sendo a única do Estado em nível moderado.