iptu_2024_canoinhas

bom_apetite_canoinhas

Defesa Civil confirma passagem de tornado em Santa Catarina

Avatar photo
A Defesa Civil classificou o fenômeno como sendo uma supercélula, com características tornádicas. O evento foi captado pelo Radar Meteorológico de Chapecó.

A Coordenadoria de Monitoramento Meteorológico da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) classificou como tornado o evento registrado na noite da última segunda-feira (13) no Município de Guatambú, no oeste catarinense (veja imagens abaixo).

O evento foi provocado durante a passagem de uma frente fria, combinada com o escoamento de umidade e presença de instabilidade.

Os municípios mais afetados durante a noite e madrugada foram Itá, Concórdia, Joaçaba, Chapecó e Guatambu, onde foram registradas intensas rajadas de vento que ocasionaram destelhamentos e destruição de edificações.

Em nota oficial, a Defesa Civil do Estado informou que entre a noite de segunda-feira (13) e madrugada de terça-feira (14), a passagem de uma frente fria, combinada com o escoamento de umidade e presença de instabilidade provocaram tempestades severas no estado de Santa Catarina.

Até o momento foram relatados eventos de granizo, chuva forte e rajadas intensas de vento e ocorrências como alagamentos e destelhamentos, principalmente nas regiões Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste.

Em imagens de radar foi possível notar o deslocamento de uma supercélula, com características tornádicas, entre às 22h50min e 23h15min, sobre o município de Guatambu e vizinhanças.

A Figura abaixo apresenta a imagem do satélite, às 23h00 local, no canal do infravermelho, com as regiões de chuva mais
intensa destacadas pelas cores quentes (entre vermelho e preto) na região do Meio Oeste, nas proximidades da região de ocorrência.

Nas imagens do satélite GOES-16 também foi possível verificar a presença de núcleos convectivos associados a tempo severo.

Imagem do satélite GOES-16 no canal 13 realçado (Infravermelho próximo), às 23h00 horário local. Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina

“Com base nos registros dos danos enviados para a Defesa Civil de SC e as imagens de radar e satélite analisadas, é possível afirmar a ocorrência de um tornado no município de Guatambu, por volta das 23h de segunda-feira (13)”, informou o órgão.

Abaixo imagens dos danos causados pela super célula tornádica no município de Guatambu. É possível observar o destelhamento quase completo da estrutura, telhados arremessados e árvores partidas.