telemedicina

fesmate

População já pode consultar a qualidade da água dos rios de SC

Avatar photo
O Programa de Monitoramento da Qualidade das Águas é desenvolvido em parceria com a Agência Nacional de Águas e Saneamento.

Os cidadãos catarinenses terão à disposição, a partir desta sexta-feira (24), o Painel Interativo do Programa de Monitoramento Qualiágua SC, que periodicamente analisa a qualidade da água de rios do estado.

O objetivo é possibilitar um acesso mais simples, intuitivo e detalhado aos resultados das análises realizadas trimestralmente. Atualmente são monitorados 40 pontos em rios da região Leste. O objetivo é ampliar a rede com a implantação de mais 65 pontos de monitoramento, distribuídos pelas demais regiões, até 2022.

O Painel Interativo pode ser acessado por meio do portal do Sistema de Informações de Recursos Hídricos de Santa Catarina (Sirhesc), neste endereço. 

O Programa de Monitoramento Qualiágua SC foi implantado em 2019 e, até a disponibilização do Painel, os dados eram divulgados por meio de boletins que sintetizam as informações de cada campanha de análise.

Com a ferramenta interativa, a principal mudança é a possibilidade de acessar os resultados de todos os parâmetros quantificados em cada ponto de monitoramento, o que pode ser consultado por meio do município onde ele está localizado.

Conforme explica o secretário Executivo do Meio Ambiente, Leonardo Porto Ferreira, o Programa de Monitoramento está construindo um banco de dados que é necessário para a efetividade e o avanço do processo de gestão de recursos hídricos em Santa Catarina.

“Dar acesso a esses dados a todos os interessados, de maneira mais transparente, é mais um passo nessa direção.” Porto Ferreira lembrou que o Monitoramento da Qualidade da Água é um dos principais mecanismos de combate à poluição. “Com ele, a gente identifica os principais locais com problemas na qualidade e, com isso, consegue propor políticas e ações mais direcionadas a algumas regiões”, afirmou.

Notícia Anterior

Pai enterra filho 4 meses após encontrar cabeça dele dentro de mala em SC

Próxima Notícia

Ministro anuncia dose de reforço para profissionais de saúde

VOCÊ VIU?