tres_barras

refis

Governo de SC diz que vai estudar forma de reduzir preços dos combustíveis

Avatar photo
Carlos Moisés afirma que Santa Catarina tem uma das menores alíquotas do país.

LEIA TAMBÉM

A Assessoria de Comunicação da Secretaria da Fazenda informou nesta sexta-feira (15), que governador Carlos Moisés da Silva determinou a realização de um estudo sobre a possibilidade de retirar os combustíveis do sistema de Substituição Tributária (ST).

No modelo atual, o recolhimento de tributos é antecipado, realizado no início da cadeia produtiva. Sem a aplicação do regime, a cobrança do ICMS é feita após a venda ao consumidor final.

“Precisamos encontrar formas de reduzir os preços ao consumidor. A sistemática atual penaliza o consumidor, que é a parte mais fraca. Temos as menores alíquotas do país na gasolina, de 25%, e no diesel, de 12%. Tentamos, de todas as formas, minimizar os constantes aumentos da Petrobras”, afirmou o chefe do executivo.

O valor efetivo cobrado de imposto sobre cada litro varia conforme os preços praticados pelos postos de combustíveis, determinados pela Petrobras e pelo mercado, sem ingerência dos governos estaduais e seus gestores.

No início de outubro, 18 Estados fizeram o reajuste do Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final ( PMPF ) e Santa Catarina havia mantido a mesma base de cálculo de setembro.

Contudo, com o aumento na Petrobras da última semana, Santa Catarina reajustou a base de cálculo da gasolina para R$ 5,77, um dos menores do país, mantendo os mesmos 25% de alíquota. No caso do diesel, o PMPF para este mês é R$ 4,62, também um dos menores do Brasil.

A base de cálculo do ICMS do combustível é o seu preço de venda ao consumidor, definido livremente pelos estabelecimentos revendedores conforme critérios próprios. Quando os postos realizam a venda ao consumidor por preço inferior ao PMPF, eles têm direito à restituição do ICMS correspondente à diferença.

Notícia Anterior

Mercado é alvo de assalto em Três Barras e dois são detidos

Próxima Notícia

Motorista morre ao ser arremessado de caminhão na BR-116 em Mafra

VOCÊ VIU?