refis

tres_barras

Canoinhas tem um caso suspeito da variante Ômicron

Avatar photo
Em Santa Catarina, outros 56 casos da variante ômicron estão em investigação.

LEIA TAMBÉM

primeiro caso da variante ômicron do coronavírus foi confirmado em Santa Catarina nesta terça-feira (21) pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive). O paciente, de 66 anos, é morador de Jaraguá do Sul, no Norte do estado, e foi infectado em uma viagem à África do Sul no início de dezembro.

A Dive também informou que outros 56 casos da variante ômicron estão em investigação, 46 deles em Florianópolis. Um caso está em Canoinhas, no Planalto Norte (veja lista completa abaixo).

A Secretaria de Saúde de Canoinhas informou que a paciente teve sintomas leves e já foi liberada do isolamento social e que investiga se ela teve contato com pessoas que estiveram na Alemanha. Informou ainda que, dor de garganta, músculos doloridos, principalmente na região da lombar, nariz entupido, problemas estomacais e fezes moles são possíveis sinais da nova variante.

Paciente infectado

O morador de Jaraguá do Sul, apresentou os primeiros sintomas em 9 de dezembro, permanecendo em isolamento durante o período de 14 dias, sob acompanhamento da Vigilância Epidemiológica municipal.

Conforme a Dive, ele estava com o esquema vacinal completo, e teve um quadro gripal leve, sem necessidade de hospitalização, mantendo acompanhamento com médico pneumologista.

Ele fez um exame PCR, que foi encaminhado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Rio de Janeiro, laboratório de referência nacional para Santa Catarina. Nesse local foi feito o sequenciamento genômico que possibilitou a identificação da variante.

Casos suspeitos

A Dive divulgou as cidades dos casos suspeitos da variante:

  • Balneário Camboriú – 1 caso
  • Biguaçu – 2 casos
  • Camboriú – 1 caso
  • Florianópolis – 46 casos
  • Palhoça – 2 casos
  • Canoinhas – 1 caso
  • Santo Amaro da Imperatriz – 1 caso
  • São Francisco do Sul – 1 caso
  • São José -1

A informação de um caso suspeito da nova variante em Canoinhas vem no mesmo dia em que a Secretaria de Saúde do município informou que não divulgará, a partir de hoje, o boletim epidemiológico com a situação da pandemia, priorizando somente as informações da vacinação. O anúncio foi feito pela rede social da prefeitura. Veja abaixo:

O superintendente de Vigilância em Saúde de Santa Catarina, Eduardo Macário, afirmou que a variante ômicron é uma grande preocupação para a saúde dos catarinenses, considerando a sua característica de ter uma capacidade de transmissão muito maior do que as variantes já identificadas.

“Essa nova variante pode provocar uma interrupção na tendência de redução nos casos de Covid-19 em nosso Estado. Dados do Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos apontam que, em menos de uma semana, a variante Ômicron passou a ser responsável por 73% de todos os casos confirmados nos Estados Unidos. Estima-se que mais de 100 mil infecções ocorreram em um único dia em Nova Iorque, portanto essa nova variante não deve ser menosprezada”, alertou.

Notícia Anterior

PANDEMIA
Três Barras segue sem casos ativos de coronavírus

Próxima Notícia

PANDEMIA
Estado confirma primeiro caso de Ômicron e tem mais 56 casos em investigação

VOCÊ VIU?