natal_canoinhas

tres_barras

Casos de Covid dobraram em 15 dias no estado, diz secretário

Avatar photo
Não há previsão de mudanças nas portarias que envolvem regras para combate à pandemia.

LEIA TAMBÉM

Em entrevista ao Bom Dia Santa Catarina desta quarta-feira (5), o secretário de Saúde, André Motta Ribeiro, informou que o número de casos confirmados de Covid-19 aumentaram significativamente nos últimos dias.

“Já tivemos os números de casos ativos dobrados no Estado, são duas vezes mais casos ativos hoje do que 15 dias atrás”, disse. Apesar disso, a pasta não prevê mudanças nas portarias que envolvem regras para combate à pandemia.

Motta lembrou que a última portaria do governo do estado leva para os prefeitos municipais as responsabilidades de autorizar e fiscalizar eventos, porém se houver uma reversão muito ruim do cenário “o governo do estado tomará alguma atitude”.

“Nós já viemos há muito tempo anunciando e alertando a possibilidade do aumento de casos. Estamos ainda no meio de uma pandemia. As regras sanitárias são bastante claras, a secretaria colocou isso bem objetivamente na última portaria. […] Mas em um momento como este, final de ano e depois de 22 meses de pandemia, essa necessidade das pessoas de se juntarem, com festas grandes no nosso litoral, no réveillon e no Natal. É um vírus que se transmite pelo ar de pessoa para pessoa. Então nós imaginávamos que isso [aumento de casos] pudesse acontecer”, disse André Motta Ribeiro.

Entre segunda (3) e terça-feira (4), o Estado registrou um aumento no número de casos ativos da doença, ao mesmo tempo que se depara com pronto-socorros lotados de pacientes. O governo estima que haja 206 municípios com casos ativos.

A secretaria também estuda ampliar a testagem para diagnóstico da Covid-19 em aeroportos. No entanto, não há prazo para a instalação dos postos e o exame não será obrigatório para os passageiros.

Notícia Anterior

PANDEMIA
Criança e adolescente são infectados com o coronavírus em Três Barras

Próxima Notícia

POLÍTICA
Problema com Bolsonaro foi camarão não mastigado, diz médico