A aposentada Maria Polcena Almeida, de 80 anos, ficou gravemente ferida após sofrer um ataque de um cachorro da raça pitbull, no último dia 12, em Itapema, no litoral Norte de Santa Catarina.
A idosa teve ferimentos nos braços e na cabeça, precisou passar por cirurgia e ainda vai ter que enfrentar uma reconstrução do couro cabeludo.
Nesta semana, após ter alta médica, ela conversou com uma equipe de reportagem da NSC TV e contou os momentos de pânico:
“Ele rosnava. Pegava na minha cabeça e chacoalhava. Eu gritava muito. Pensei que ninguém ia me socorrer e que ia morrer” desabafou.
A câmera de segurança de uma residência mostra o animal passando correndo na frente da senhora (veja imagem abaixo). Maria para em um portão e o animal volta ao encontro dela. Nesse momento começa o ataque e a vítima cai no chão.

Depois de algum tempo, vizinhos aparecem para ajudar. Um dos homens que auxiliou a idosa chegou a cair no chão também e foi mordido pelo cachorro. Outro conseguiu afastar o animal com um pedaço de madeira.
“Quando eu olhei já estava o vizinho caído com duas mordidas. Eu cheguei com aquele pedaço de madeira e bati na cabeça do cachorro e ele correu para o portão todo ensanguentado”, conta Nilton Manoel Almeida.
O cachorro tem cinco anos. A tutora contou que ele sempre apresentou um comportamento dócil e ficava solto no pátio. O animal teria saído pra rua por causa de uma pane no portão elétrico.
A vigilância epidemiológica de Itapema também realizou um acompanhamento para ver se animal ia apresentar sintomas da raiva.
Investigação
A Polícia Civil abriu inquérito para apurar o caso. O casal, tutor do cão, pode responder por omissão de cautela na guarda do animal, além de reparar os danos causados à vítima.


















