telemedicina

Lei que agrava pena para crimes contra crianças é aprovada no Senado

Avatar photo
Texto agrava punição para o crime de homicídio contra menores de 14 anos e ainda prevê punição para quem deixar de comunicar à autoridade pública a prática de violência.

O Senado aprovou hoje (22) um projeto de lei (PL) que endurece penas nos casos de violência contra crianças ou adolescentes. O projeto de lei segue agora para votação na Câmara dos Deputados.

O projeto inclui o crime de homicídio contra menor de 14 anos entre aqueles considerados hediondos. Pela Constituição Federal, eles são inafiançáveis e insuscetíveis de qualquer anistia.

Além disso, o projeto aumenta a pena se o crime for cometido por familiar, empregador da vítima, tutor ou curador ou se a vítima é pessoa com deficiência ou tenha doença que implique o aumento de sua vulnerabilidade.

A proposta foi batizada de Lei Henry Borel, em homenagem ao menino de 4 anos que foi espancado e morto em março de 2021. Os acusados do crime são a mãe de Henry, Monique Medeiros, e o padrasto do menino, que estão presos.

Outro dispositivo do projeto prevê pena de 6 meses a 3 anos para quem deixar de comunicar à autoridade pública a prática de violência contra criança ou adolescente.

A mesma regra valerá, segundo a proposta, para quem se omitir nos casos de tratamento cruel ou degradante, formas violentas de educação, correção ou disciplina e abandono de incapaz.

A pena poderá ser aumentada se a omissão partir de parentes ou se levar à morte da vítima.

De acordo com o projeto, o juiz pode determinar o comparecimento obrigatório do agressor em programas de recuperação e reeducação. Caso o agressor descumpra medidas protetivas impostas pela Justiça, o texto determina que ele ficará sujeito a detenção de 3 meses a 2 anos.

Notícia Anterior

Por ‘um lugar no céu’: fiel que deu R$ 200 mil à Igreja Universal pede o dinheiro de volta

Próxima Notícia

RESGATE
Helicóptero Arcanjo resgata idoso atacado por vaca, no Vale do Itajaí