Após um dia de muito calor, um forte temporal com raios e rajadas de vento provocou alagamentos, deslocamento de terra e enxurradas em Porto União, na tarde de terça-feira (1º).
O temporal foi registrado por volta das 17h30 e os efeitos foram vistos em diversos pontos da cidade, em todos os bairros. Mais tarde, às 18h40, toda a cidade voltou a ficar em estado de atenção com um alerta da Defesa Civil para o risco de deslizamentos.
A enxurrada invadiu casas e comércio. Houve quedas de árvores e destelhamento de residências. Até as 23h o Corpo de Bombeiros atendeu a cerca de 20 ocorrências, sendo a maioria relacionada diretamente ao alto índice pluviométrico, que embora ocorreu por pouco tempo, registrou prejuízos a muitos famílias de Porto União.
Pelos relatos nas redes sociais, muitos registraram água escorrendo pelas paredes, ou ainda a enxurrada invadindo as residências, devido ao alto volume de chuva em que calhas e bocas de lobo não deram conta. A chuva forte durou cerca de uma hora.
Entre as ocorrências atendidas pelas guarnições de serviço da 3ª Companhia de Bombeiros Militar, destaca-se o atendimento relacionado a um incêndio registrado na Rua Alfredo Metzler, no bairro Santa Rosa, onde um raio atingiu a parte superior da residência e danificou parte do teto e condutores elétricos.
Na Rua Zalfa Yared, no bairro São Pedro, muitas residências registraram alagamentos e as famílas foram retiradas pelas guarnições. Também houve entregas de lonas na mesma região devido a destelhamentos.
Na Rua Camarista João Clausen, no bairro São Pedro, ocorreu o deslocamento de um muro de divisa entre lotes. Outro deslocamento de terra foi registrado nas proximidades do Clube Concórdia, região central da cidade, sendo a situação informada à Defesa Civil local.
Para esta quarta-feira (2), a previsão é de mais chuva forte na região. O posicionamento de uma frente fria no litoral de SC mantém o tempo instável. Entre a tarde e a noite há condições de temporais que iniciam pelas áreas de divisa como o Rio Grande do Sul.
A instabilidade se estende para as demais regiões de Santa Catarina no decorrer da tarde e a noite. Os temporais vem acompanhados de chuva intensa em curto intervalo de tempo.
Nas áreas em laranjas do mapa (foto acima), o risco é alto para ocorrências associadas aos temporais e chuva intensa e volumosa, como alagamentos, enxurradas e deslizamentos. Para emergências acione a Defesa Civil pelo telefone 199 ou Corpo de Bombeiros pelo 193.