A Defesa Civil de Canoinhas alerta a população sobre a possibilidade de chuva volumosa para esta quarta e quinta no município.
“Devido aos rios estarem com grande volume de água, alertamos às pessoas para que fiquem atentas para as enxurradas”, adverte o coordenador da Defesa Civil de Canoinhas, Dário Gravi Gonçalves. O alerta vale para praticamente todas as regiões do Estado (veja mapa abaixo).
O Rio Canoinhas ainda está com três metros devido à condição de estiagem que se encontrava, mas continua subindo. “Com isso, os rios pequenos vão ficando cheios se a água não tem para onde ir, onde acontecem as enxurradas. Nossa preocupação é o Rio Água Verde que poderá concentrar grande volume causando enxurradas nos lugares mais baixos, podendo invadir residências”, salienta.
Prefeito interino Willian Godoy já mobilizou as equipes da prefeitura para o atendimento à população caso seja necessário: “estamos preparados para atender as famílias da melhor maneira possível”, garante.
A Epagri/Ciram emitiu aviso meteorológico que inicia a meia noite desta quarta e segue até às 23h59 de quinta-feira devido à chuva persistente, moderada a forte em alguns momentos, com acumulado de 50 a 80 mm em média e pontuais acima de 100 mm especialmente nas áreas próximas do Paraná.
Orientações da Defesa Civil Municipal
• Se ficar isolado em local inseguro, acione o Corpo de Bombeiros pelo fone 193 ou acione a Defesa Civil pelo fone 199.
• Evite contato com a água da enxurrada, pois o risco de contaminação é alto e você ainda pode se ferir com galhos, escombros e picada de animais.
• Evite atravessar as águas com o carro ou a pé, pois há risco de ser arrastado pela correnteza e de cair em bueiros ou em buracos formados pela erosão.
• Fique longe de postes e linhas de transmissão caídas. Choque elétrico é o segundo maior causador de mortes durante as inundações. A eletricidade é transmitida facilmente pelas áreas alagadas. Se possível acione a companhia elétrica da cidade para cortar a luz destas áreas.
• Se houver infiltração em sua casa e acontecer rachaduras nas paredes ou escutar algum barulho estranho, abandone-a imediatamente.
• Fique longe das correntes de água, pois ocorrem em grande velocidade e volume, e ainda carregam objetos que podem causar ferimentos.
• Ande junto a muros e paredes, preferencialmente seguro por cordas ou sendo auxiliado por outras pessoas. A força das águas em locais inclinados é incontrolável.
• No caso urgente de transpor a água corrente, é importante fazer uma corrente humana ou usar cordas como corrimão para garantir a segurança.
• Se for ajudar a salvar com uso de uma corda, sempre a use no sentido oblíquo aproveitando a correnteza, e não se esqueça de amarrar a extremidade que você está segurando em um local firme.
• Caso tenha sido retirado de sua residência (abandono ou salvamento) não volte para casa até as águas baixarem e o caminho estiver seguro.
• Sempre que possível arranje um material de flutuação para ter consigo.