tres_barras

refis

Papanduva entra no mapa oficial da produção de arroz em Santa Catarina

Avatar photo
Município do Planalto Norte produz arroz irrigado há mais de 30 anos.

LEIA TAMBÉM

ASSESSORIA – O município de Papanduva foi inserido em toda sua extensão no novo mapa do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) para a cultura do arroz irrigado no estado de Santa Catarina, ano-safra 2022/2023.

A decisão representa uma vitória para o setor rural e econômico do município, que há mais de 30 anos produz arroz irrigado e vinha reivindicando a inserção, já ́que o zoneamento  identifica as áreas de risco e define períodos de baixo risco climático para produção de maneira a reduzir perdas, obter maiores rendimentos e, assim, servir como base para concessão de crédito e seguro rural.

O encaminhamento final da mobilização aconteceu a partir da realização de uma audiência pública da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa, em março último, proposta pelo deputado Ivan Naatz (PL).

O evento reuniu lideranças e rizicultores, quando ficou definido que a prefeitura e a Câmara de Vereadores , com apoio da Epagri, se comprometeram a elaborar documento oficializando o pedido de inclusão junto a Embrapa e Ministério da Agricultura.

O secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Agricultura de Papanduva, Mário Célio Correia, que foi extensionista da Epagri por mais de 30 anos, relatou que a rizicultura é uma atividade tradicional do município e que com o apoio dos programas oficiais do governo federal e estadual, com a inclusão de Papanduva na Zarc, será possível inserir mais de 250 hectares de arroz no município, ampliando a alternativa de renda dos agricultores locais, trazendo mais retorno em impostos .

O vereador Alexandre Miguel Grabovski (PP), que sugeriu a realização da audiência pública, considera que a oficialização do o zoneamento da rizicultura é também uma forma de auxiliar os agricultores do município que sofreram perdas consideradas durante a pandemia da Covid-19. 

Ele lembra que os municípios de Rio do Campo e Santa Terezinha estão incluídos no Zarc e estão no limite com Papanduva. “As condições climáticas, de solo e pluviométricas se equivalem, por isso , a inclusão de nossos rizicultores é uma questão técnica , de justiça e de apoio necessário”.

Notícia Anterior

CRIME
Tragédia no Paraná: Policial militar mata mãe, irmão, mulher e filhos

Próxima Notícia

FAMÍLIA DOS SONHOS
“Pais por adoção”: casal de Mafra adota grupo de quatro irmãos biológicos

VOCÊ VIU?