fesmate

telemedicina

Paciente que teve sequelas após extração de dente será indenizada em R$ 13 mil

Avatar photo
Profissional aplicou força exagerada sobre o dente, causando fratura nas partes ósseas.

Uma clínica odontológica e um cirurgião-dentista foram condenados ao pagamento de danos materiais, morais e estéticos, no valor de R$ 13.329,22 em favor de uma paciente que comprovou sequelas e fortes incômodos após extração de dois dentes do siso, procedimento realizado em fevereiro de 2020, em Joiville, no Norte catarinense.

De acordo com a paciente, o dentista demonstrou encontrar dificuldade para finalizar o procedimento do siso esquerdo inferior, e veio a aplicar elevada força sobre o dente. Depois da cirurgia, passou a sofrer intensa dor, permaneceu com o rosto inchado, com dormência na língua e abertura da boca limitada, de modo a exigir a contratação de outro profissional para conduzir o tratamento.

Decorrente do quadro, após exame de imagem, foi informada sobre uma fratura de parte das tábuas ósseas vestibulares onde foi realizada a cirurgia devido ao uso de força excessiva com o fórceps, além da presença de fragmentos ósseos no local. Ciente do dano, iniciou o processo legal e o juízo encaminhou o caso para análise pericial.

O laudo concluiu que para um diagnóstico preciso e preventivo do caso, seria necessário um exame de tomografia computadorizada antes da realização do procedimento, diante do alto grau de complexidade para a remoção cirúrgica (o dente estava com raízes convergentes e dilaceradas), o qual não foi feito.

O profissional alegou que passou informações à paciente, porém de forma meramente falada, sem a validação por escrita.

Na sentença, o magistrado destacou a conduta negligente dos dentistas, a deficiência do serviço de informações e os transtornos decorrentes da falha na prestação do serviço, e os condenou ao pagamento de indenização por danos materiais.

Notícia Anterior

TRÂNSITO
Capotamento na BR-116 em Papanduva deixa motorista ferido

Próxima Notícia

FRIO INTENSO
Com previsão de neve, turistas lotam hotéis na Serra catarinense

VOCÊ VIU?