bom_apetite_canoinhas

iptu_2024_canoinhas

Verdadeiro mandante da execução de Sérgio Lezan é capturado e preso, diz polícia

Avatar photo
O homem, de 65 anos, tem alto poder econômico e estaria pagando a defesa de um dos suspeitos já preso, para este “manter o bico fechado”.

Em ação coordenada pelo Delegado de Polícia Civil de Canoinhas, Darci Nadal Junior, foi preso nesta terça-feira (16), um homem suspeito de ser o verdadeiro autor intelectual (mandante) da execução do ex-secretário municipal de Major Vieira, o policial da reserva Sérgio Roberto Lezan.

Sérgio Roberto Lezan/Arquivo

Trata-se de Luiz Alberto Benso, de 65 anos, capturado e preso na tarde de ontem na região onde aconteceu o assassinato. De acordo com Nadal, constatou-se, inclusive, que ele estava utilizando seu vasto poder econômico para pagar advogado de defesa para um dos suspeitos já presos, com nítido intuito de manter os demais autores e participantes calados, e assim assegurar a sua impunidade.

Luiz Alberto Benso, suspeito de ser o mandante do crime. Foto: Redes Sociais/Reprodução

Seis pessoas já haviam sido presas, suspeitas de participação no crime (veja abaixo o passo a passo das prisões).

Lezan foi executado com quatro disparos de arma de fogo à queima-roupa no dia 14 de junho, em frente ao ginásio municipal de Major Vieira, quando estava entrando em seu veículo, e morreu no local. Ele recebeu disparos no peito e na cabeça. Segundo os Bombeiros, havia grande extravasamento sanguíneo e perda de massa encefálica.

Ex-secretário foi executado com pelo menos três tiros e morreu no local. Foto: Arquivo

A vítima foi abordada por dois indivíduos que chegaram até o local utilizando uma motocicleta Honda CG 125 Titan KS, cor verde, efetuaram os disparos e fugiram em seguida. Eles estavam mascarados e não retiraram os capacetes.

Segundo Nadal, após as seis prisões, e adoção de novos métodos de investigação, foi possível identificar a pessoa que financiou toda dinâmica delitiva, tratando-se de Luiz Alberto Benso, fazendeiro da região.

INVESTIGAÇÃO MINUNCIOSA

Durante as investigações, foram ofertadas perante o Poder Judiciário aproximadamente 35 representações, realizadas a análise de mais de 500 horas de gravações de câmeras de vídeo monitoramento, e analisadas aproximadamente 200 mil páginas de laudos periciais de extração de dados, e mais cerca de 500 horas dentre outras diversas diligências.

PRISÕES E A PARTICIPAÇÃO DE CADA SUSPEITO

Sérgio Roberto Lezan foi assassinado no dia 14 de junho por volta das 11h40 da manhã. No mesmo dia, após diligências iniciais pelos investigadores da DIC de Canoinhas, e policiais da Agência de Inteligência do 3° BPM, procedeu-se a prisão em flagrante de um homem de 31 anos, responsável por realizar os disparos de arma de fogo. No momento da prisão, ele estava de posse da moto utilizada pela dupla.

Com informações referentes a origem e destino da motocicleta utilizada durante a prática criminosa, já no outro dia foi preso um rapaz de 26 anos, o qual foi encontrado e capturado empreendendo fuga pelo interior do município de Papanduva.

Segundo a Polícia Civil, esse rapaz foi responsável por auxiliar no recrutamento dos executores, por realizar a compra e pagamento da motocicleta utilizada por eles para deslocamento até o local do crime, e por fornecer armas de fogo para o bando criminoso.

Cinco dias depois, foi preso outro rapaz, de 24 anos, responsável por pilotar a motocicleta e levar o assassino (responsável por efetuar os disparos de arma de fogo) até o encontro da vítima no dia do crime, e também por auxiliar nos monitoramentos de Sérgio Lezan e de sua residência, nos dias antecedentes à execução do ex-secretário.

No dia 9 de julho foi dado cumprimento a mandado de prisão a um homem de 41 anos, responsável por indiretamente financiar a ação criminosa, contratar o rapaz de 26 anos e oferecer seus veículos para que Lezan fosse monitorado por pelo menos 3 dias.

Ainda, durante a investigação foi realizada a prisão de outras três pessoas, responsáveis pela prática dos crimes de favorecimento pessoal e favorecimento real, e possuir ou manter sob sua guarda arma de fogo, acessório ou munição.

Duas armas de fogo e diversos projéteis intactos de arma de fogo foram apreendidos, bem como a motocicleta e dos dois veículos utilizados para o monitoramento da vítima.

Três suspeitos detidos, porém, já foram liberados e devem responder em liberdade.

O delegado Darci Nadal Junior informou que em poucos dias, com a investigação finalizada, o Inquérito Policial será encaminhado ao Ministério Público. A motivação do crime seria vingança. Luiz Alberto Benso acreditava que, de alguma forma, Sérgio Lezan teria algum tipo de culpa no suicídio da filha de Benso, ocorrido em 2017.

*Com informações da Polícia Civil de Santa Catarina – DIC de Canoinhas