A Polícia Militar de Santa Catarina atua de forma decisiva no combate à violência contra mulher e por essa razão participou no período de 29 de agosto a 27 de setembro, da 2° edição da Operação Maria da Penha, desencadeada em todo o Estado.
A ações da operação visaram intensificar o atendimento às vítimas de violência contra a mulher, reforçaram a fiscalização do cumprimento de medidas protetivas, além da conscientização da população sobre a importância de denunciar as agressões.
No 3° Batalhão de Polícia Militar (BPM), que abrange os municípios de Canoinhas, Três Barras, Major Vieira e Bela Vista do Toldo, a Rede Catarina de Proteção à Mulher acompanha mais de 145 mulheres vítimas de violência domética na região.
A guarnição realizou 82 visitas preventivas, um descumprimento de medida protetiva e um apoio ao oficial de justiça sobre a medida protetiva expedida pelo Poder Judiciário.
Também foram atendidas 53 ocorrências de Violência Doméstica e Familiar contra Mulheres geradas através dos canais de emergência.
Dentre as atividades preventivas, a guarnição realizou nove palestras, para estudante, para o efetivo interno e para os agressores. As palestras tiveram a participação do Juíz da Comarca de Canoinhas Eduardo Veiga Vidal.
Também foi implementado durante a operação o Programa Protetos do Lar para o 3º ano do Ensino Médio da EEB. Irmã Maria Felicitas, com a parceria do CRAS e da OAB.