Marcos Antônio Pereira Gomes, mais conhecido como Zé Trovão (PL), recebeu 71,1 mil votos em Santa Catarina nas eleições deste domingo (2) e ocupará uma cadeira da Câmara dos Deputados, em Brasília, partir de 2023.
O caminhoneiro influencer bolsonarista segue utilizando tornozeleira eletrônica. Zé Trovão ficou famoso por organizar atos antidemocráticos nas manifestações de 7 de setembro de 2021, para pressionar o Senado a dar andamento aos pedidos de impeachment contra ministros do STF.
Na ocasião, ele teve a prisão decretada pelo ministro Alexandre de Moraes e passou cerca de 40 dias foragido no México. O uso de tornozeleira foi determinada em dezembro do ano passado, depois que ele foi liberado da prisão em Joinville.
Nesta eleição, o PL destinou R$ 500 mil para Trovão fazer sua campanha. Proibido pelo STF de fazer publicações em redes sociais desde 2021, o caminhoneiro driblou a decisão do tribunal para divulgar sua candidatura a deputado federal por Santa Catarina em um vídeo no Telegram. O vídeo foi publicado em um grupo de apoiadores do bolsonarista que contava com mais de 11 mil inscritos, mas retirado do ar da plataforma logo após por “violar leis locais”, segundo a ferramenta.
A eleição dele a deputado federal será informada ao STF como “fato novo” em relação à condição pessoal. A tendência é que a defesa peça a flexibilização das medidas restritivas, como o uso da tornozeleira.