natal_canoinhas

tres_barras

Lula fecha lista e anuncia últimos 16 ministros do novo governo

Avatar photo
O terceiro mandato do petista contará com 37 ministérios, 14 a mais do que o governo Bolsonaro.

LEIA TAMBÉM

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira (29), os titulares dos 16 ministérios do novo governo que estavam sem definição. Entre os confirmados pelo petista estão a senadora Simone Tebet (MDB), que ficará responsável pelo Planejamento, e a deputada federal eleita Marina Silva, que retorna à pasta do Meio Ambiente.

O PT assegurou para si pastas como Desenvolvimento Agrário e a Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência, enquanto siglas aliadas no segundo turno, como PDT e PSol, ficaram com ministérios como a Previdência Social e Povos Indígenas.  

As demais pastas foram preenchidas por Lula com personalidades de destaque ou pessoas de confiança do presidente eleito, como o general Gonçalves Dias, novo titular do Gabinete de Segurança Institucional. Por oito anos, ele foi chefe da segurança pessoal de Lula.

Todos devem assumir seus postos em 1º de janeiro. “Esse pessoal vai começar a trabalhar e montar sua equipe, tudo isso certamente a partir de segunda-feira (2)”, disse Lula durante o anúncio, no Centro Cultura Banco do Brasil (CCBB) de Brasília. “Acho que a gente vai começar o governo trabalhando, não vamos começar o governo vendo como é que tá”, acrescentou.  

Os nomes anunciados nesta quinta-feira (29) foram:

  • Gonçalves Dias (Gabinete de Segurança Institucional);
  • Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação/Secom);
  • Carlos Lupi (Previdência);
  • Jader Filho (Cidades);
  • Alexandre Silveira (Minas e Energia);
  • Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário);
  • Juscelino Filho (Comunicações);
  • Ana Moser (Esportes);
  • Marina Silva (Meio Ambiente);
  • Simone Tebet (Planejamento);
  • Daniela Souza Carneiro (Turismo);
  • Sônia Guajajara (Povos Indígenas);
  • Renan Filho (Transportes);
  • André de Paula (Pesca);
  • Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional);
  • e Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária). 

Lula acrescentou que ainda na primeira semana deve realizar uma primeira reunião de gabinete. Ele pediu aos novos ministros que sejam “democráticos” na montagem de suas equipes, garantido diversidade nos ministérios, e também que privilegiem nomes com qualificação técnica.

Primeiros nomes

Uma primeira lista com cinco nomes foi divulgada por Lula em 9 de dezembro, ainda antes de sua diplomação como presidente eleito. Nesse primeiro momento, ele era pressionado para divulgar os titulares de pastas como Fazenda e Defesa, de modo que pudessem já começar as articulações da nova administração.

Na ocasião, foram anunciados os ocupantes das pastas da Fazenda (Fernando Haddad), Defesa (José Múcio Monteiro), Relações Exteriores (Mauro Vieira), Justiça e Segurança Pública (Flávio Dino) e Casa Civil (Rui Costa).

Num segundo momento, Lula tentou abarcar nomes da sociedade civil e de partidos aliados que sustentaram sua campanha. Em 22 de dezembro, foram anunciados os titulares de 16 ministérios, incluindo personalidades como Margareth Menezes (Cultura) e Silvio Almeida (Direitos Humanos), bem como membros de partidos como o PCdoB, representada por Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), e PSB, com Marcio França (Portos e Aeroportos). 

Notícia Anterior

DIA DE DESCANSO
Ano de 2023 terá 9 feriados nacionais e 5 pontos facultativos

Próxima Notícia

LUTO NO ESPORTE
Morre o Rei Pelé aos 82 anos

VOCÊ VIU?