Operação Mensageiro: Mais um prefeito é preso nesta sexta-feira

Avatar photo
O prefeito voltava de viagem ao exterior, onde passava férias, e foi detido no pedágio de Garuva, no Norte catarinense.

LEIA TAMBÉM

Em continuidade das ações da Operação Mensageiro, deflagrada na terça-feira (06), na madrugada desta sexta-feira (09) foi cumprido mais um mandado de prisão preventiva, requerido pelo MPSC, em razão das provas coletadas na busca e apreensão na residência de um dos investigados no dia da operação. 

Após o cumprimento do mandado de prisão, o investigado foi ouvido presencialmente em audiência de custódia na sede do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). Durante a audiência foi mantida a prisão.

A prisão de Marlon Nebuer (PL), prefeito de Itapoá, município no Norte de SC, foi realizada às 3h20 minutos no pedágio de Garuva, tambeém no Norte do Estado. O prefeito voltava de viagem ao exterior, onde passava férias.

Participaram da ação nove agentes do GAECO do MPPR e sete agentes do GAECO do MPSC.

Esta não é a primeira vez em que o prefeito é investigado por supostas irregularidades. Em 2018, em outro processo, Marlon Neuber foi afastado do cargo depois de ser condenado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) por improbidade administrativa. À época, uma ação civil pública deu início às investigações em 2002, quando ele era chefe de gabinete do então prefeito Ervino Sperandio.

Ele estava sendo investigado por suposto envolvimento em um esquema de superfaturamento na compra de ambulâncias com recursos federais.

Até o momento, a Operação Mensageiro cumpriu 16 mandados de prisão e 109 mandados de busca e apreensão. Foram mais de R$ 1,3 milhão de reais apreendidos em espécie, localizados nas residências e nos locais de trabalho dos alvos investigados.

Também foram recolhidos para perícia 58 computadores, 85 aparelhos de telefone celular e 140 mídias eletrônicas. Os bens de 25 empresas e 11 pessoas físicas foram bloqueados por ordem do TJSC em mais de R$ 282 milhões.