natal_canoinhas

tres_barras

CyberGAECO intervém para derrubar acesso ao falso site do Detran/SC

Avatar photo
Junto ao DETRAN e CIASC, núcleo técnico rapidamente interveio para derrubar o acesso ao falso site e evitar que os golpistas fizessem novas vítimas.

LEIA TAMBÉM

Após informações repassadas na sexta-feira (31) pelo Detran de Santa Catarina, dando conta de um suposto site falso, criado para aplicação de golpes em contribuintes que fizessem o pagamento do IPVA/2023, a equipe do CyberGAECO rapidamente interveio para derrubar o acesso ao falso site utilizado para a prática criminosa. O site, com link falso, oferecia um bom desconto no IPVA para pagamento via Pix.

Na madrugada de sexta para sábado, menos de 24h após o alerta, o site já estava inacessível na internet. Ainda, foi verificado links semelhantes a prática delituosa em desfavor do DETRAN/SC em outros quatro Estados (RS, PA, TO e SP) os quais também foram derrubados após intervenção. 

A equipe do CyberGAECO possui agentes especializados no combate a crimes cibernéticos, apoiando os órgãos policiais e ministerial na investigação de delitos praticados no ambiente digital, inclusive, para intervenção imediata, a fim de mitigar os danos decorrentes de grandes fraudes a órgãos governamentais.

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que coordena a força-tarefa do GAECO, ainda faz um alerta à população acerca dos recorrentes casos de golpe envolvendo falsos sites de leilão de veículos credenciados aos DETRAN de todo o país, causando prejuízos elevados nas vítimas deste tipo de fraude virtual.

Por isso, sempre que buscar tal serviço na internet, desconfie de valores muito abaixo do praticado pelo mercado, desconfie de sites hospedados em domínio que não seja .com.br e especialmente quando informado que o bem não pode ser visitado. Lembrando que o Link correto de Detran/SC é https://www.detran.sc.gov.br

Notícia Anterior

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Filho é preso por agredir mãe e irmão e ainda tentar colocar fogo na casa, no São Cristóvão

Próxima Notícia

CRIME
Dois homens são condenados por matar comerciante que pediu uso máscara, na pandemia

VOCÊ VIU?