Na quinta-feira (26), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática da Diretoria Estadual de Investigações Criminais, com apoio da Polícia Civil de São Paulo, cumpriu mandado de busca e apreensão contra um adolescente, de 16 anos, suspeito pela autoria de ato infracional análogo ao crime de aliciamento de menores.
As investigações foram iniciadas em uma cidade catarinense, após a denúncia dos pais de uma menina de 7 anos de idade. Eles observaram comportamento estranho apresentado pela filha, que chegou a esconder o aparelho celular, onde jogava jogos infantis.
Ao verificar o conteúdo do celular, eles identificaram que uma suposta amiga que conheceu no jogo estava mantendo contato com a criança por meio de um aplicativo de mensagens.
A suposta amiga enviou vídeos e solicitou imagens com conteúdo íntimo da criança. Diante da gravidade da situação, os pais denunciaram o caso às autoridades policiais, que imediatamente iniciaram as investigações para identificar e localizar o autor do crime.
O desdobramento da investigação identificou que a amiga era, na verdade, o adolescente de 16 anos, residente na cidade de Jandira, no estado de São Paulo.
Com base nas informações obtidas, foi solicitado o mandado de busca e apreensão, que foi cumprido com o apoio da Polícia Civil de Jandira.
O adolescente foi apreendido e o material eletrônico utilizado na prática do crime foi recolhido pelas autoridades.
A Polícia Civil ressalta a importância de os pais estarem atentos ao comportamento online de seus filhos e orienta a denunciarem qualquer situação suspeita às autoridades policiais.
A instituição também reafirma quemantém o compromisso de atuação firme e eficaz para proteção da dignidade sexual das crianças e adolescentes.