O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) empossou na tarde de sexta-feira (4), Alex Heleno Santore no cargo de desembargador. O novo membro da Corte ocupará vaga destinada aos representantes da OAB-SC no chamado quinto constitucional.
A sessão solene de posse foi realizada na Sala de Sessões Ministro Teori Zavascki, na sede do Poder Judiciário, em Florianópolis, com transmissão ao vivo pelo YouTube.
O presidente do TJSC, desembargador João Henrique Blasi, lembrou que é privilégio da atividade judicial exercê-la com imparcialidade e neutralidade, mas fazer justiça não significa permanecer neutro entre o certo e o errado. Muito ao contrário: significa desvendar o certo e sustentá-lo, onde quer que esteja, contra o errado.
“O desembargador Alex Heleno Santore se incorpora agora ao Judiciário barriga-verde, trazendo consigo a experiência da advocacia, a experiência da assessoria aqui nesta casa e na Corte do STJ. E soube demonstrar, sobretudo ao longo do período que antecedeu a posse de hoje, três sublimes virtudes humanas: a humildade, a paciência e a resiliência”, destacou.
Natural do município de Descanso, no Extremo-Oeste do estado, Santore graduou-se em Direito pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) em 2002. No ano de 2003, cursou a Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul, e em 2004 a Escola Superior da Magistratura de Santa Catarina.
Atuou como consultor jurídico da Secretaria de Estado da Administração em 2007/2008 e na Secretaria de Estado da Fazenda em 2009/2010.
Participou do grupo de trabalho responsável pela elaboração do projeto que instituiu o novo Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Santa Catarina, e exerceu a função de chefe de gabinete do ministro do Superior Tribunal de Justiça entre setembro de 2011 e fevereiro de 2012. Foi também procurador-geral adjunto e procurador-geral da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, de 2015 a 2016.












