telemedicina

Calor intenso vai entrar em Santa Catarina após frio abaixo de zero

Avatar photo
Na Serra, que enfrentou um frio de 3ºC negativos, a temperatura deve marcar 29ºC.

Após uma sexta-feira de temperaturas baixas em todo o estado – as mínimas ficaram abaixo de zero, chegando a -3°C (negativos) no topo da Serra, no Planalto Sul, nos municípios de Bom Jardim da Serra e Urupema – uma onda de calor intenso vai entrar em Santa Catarina.

Na madrugada e amanhecer de sábado (16), as temperaturas ainda estarão baixas, com condição de geada isolada nas áreas altas do Planalto Sul. No restante do período, temperatura em rápida elevação, voltando a fazer calor.

De acordo com a Defesa Civil, uma área de alta pressão atmosférica mantém o tempo firme e com predomínio de sol. No domingo (17) o ar mais aquecido vindo do norte do país favorece o aumento das temperaturas, principalmente durante a tarde, com máximas acima de 30°C em praticamente todo o estado. A exceção fica para a Serra, onde as máximas permanecem entre 27 e 29°C.

Na segunda-feira (18), o calor só aumenta e as máximas podem atingir os 40°C no Litoral Sul do Estado, ou até mesmo ultrapassar este valor.  

Apenas na terça-feira (19) há condições para pancadas de chuva pelo estado, fazendo com que as temperaturas se mantenham em torno dos 25 aos 28°C na porção central e entre 30 e 32°C nas demais áreas.

A partir da quarta-feira (21), as temperaturas se elevam gradualmente a cada dia. À tarde as temperaturas podem se aproximar dos 38°C no Oeste e no Litoral Sul e permanecem em torno dos 35°C nas demais regiões.

Nas horas mais quentes do dia, a umidade do ar fica baixa, com valores abaixo de 30%. Há risco para desidratação, insolação e problemas respiratórios. Não se descarta também o risco de incêndios.

Notícia Anterior

BUSCA E RESGATE
Bombeiros de Porto União procuram idoso desaparecido em Santa Terezinha

Próxima Notícia

FATALIDADE
Pescador cai de barranco e morre afogado no Norte catarinense