RPC – A analista Silvia é uma das sobreviventes do engavetamento grave que aconteceu na BR-277, em Balsa Nova, Região Metropolitana de Curitiba, na tarde deste sábado (2). Ela disse que um carro que vinha atrás dela foi esmagado na batida.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ao menos sete pessoas morreram. Não há informações oficiais sobre número de feridos, nem de veículos envolvidos, mas imagens mostram dezenas de carros destruídos. Um caminhão explodiu.
Silvia contou à RPC que escapou depois de ver o veículo em frente ao carro dela dando sinal. Com isso, freou e conduziu o veículo para a lateral da pista. Um outro carro, que vinha atrás dela, continuou o trajeto e foi prensado no engavetamento.
“Quando a gente tirou [o carro], a caminhonete que vinha atrás de nós bateu na traseira e foi esmagada por dois caminhões”, afirma. Segundo ela, havia neblina na pista no momento da batida.
Segundo Silvia, após a batida, veículos começaram a pegar fogo. “Foi batendo um atrás do outro e explodiu”, relembra.
O motorista de um dos caminhões que pegou fogo, André Frigoli, conversou com a Banda B e disse que não teve tempo de fazer nada para evitar a colisão.
“Parece cena de filme. Graças a Deus estou bem, mas não deu pra fazer nada. Tinha muita neblina, quando fui ver a fila estava parada, foi batendo um caminhão atrás do outro. Pisei no freio, mas não segurou. O meu caminhão pegou fogo na hora da batida. Muita gente correu com extintor para ajudar a apagar as chamas, mas não deram conta”, explicou.
Wagner Gabriel Gabardo foi outro motorista que sobreviveu ao engavetamento. “Cena lastimável. Acidente é coisa de 1 segundo, não tem o que fazer. A fila parou, tentei parar, o de trás veio, fui esmagado. Fiquei 40 minutos preso dentro da cabine. Outros companheiros que me resgataram” disse.
Conforme as primeiras informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a batida foi no km 136. As possíveis causas devem ser investigadas pela Polícia Civil (PC-PR).
Errata: A PRF havia divulgado inicialmente um total de sete mortos no acidente, porém às 20h33 corrigiu o dado e afirmou que se tratam, até o momento, de cinco vítimas fatais.