refis

tres_barras

Defesa Civil confirma microexplosão no Oeste catarinense

Avatar photo
Intensas áreas de instabilidade se formaram em Santa Catarina, atingindo principalmente áreas do Grande Oeste.

LEIA TAMBÉM

Um vídeo divulgado pela Defesa Civil mostra os estragos causados por uma microexplosão, que ocorreu por volta das 13h42 desta terça-feira (19), no município de Abelardo Luz, no Oeste de Santa Catarina.

Imagens divulgadas pela Defesa Civil mostram árvores arrancadas pela raiz em uma localidade atingida pelo fenômeno — DCSC/Divulgação

De acordo com o órgão, intensas áreas de instabilidade se formaram em Santa Catarina, associadas ao fluxo de calor e umidade provenientes da região Amazônica, atingindo principalmente áreas do Grande Oeste.

Semelhante a um tornado, a microexplosão é caracterizada por uma corrente de ar extremamente forte.

O tornado é uma forte corrente de ar que desce das nuvem em espiral. Já na microexplosão, a corrente de ar despenca em linha reta, como um “corredor de vento”, sem apresentar espiralidade, sobre uma determinada área.

Através da imagem de satélite e dos produtos do radar meteorológico do Oeste, a Defesa Civil confirmou o desenvolvimento de tempestades de forma alinhada sobre a região do município de Abelardo Luz e também a ocorrência de uma microexplosão. Veja no vídeo abaixo imagens dos estragos:

Notícia Anterior

JUSTIÇA
Policial penal que matou tesoureiro do PT no Paraná é demitido

Próxima Notícia

TRÂNSITO
Carreta tomba na BR 280: Motorista é levado à UPA de Canoinhas

VOCÊ VIU?