A Marinha do Brasil informou nesta segunda-feira (6) que está preparando o Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico (A 140) para ser enviado à cidade de Rio Grande, no litoral do Rio Grande do Sul, para auxiliar os esforços de ajuda humanitária no Estado. O objetivo é auxiliar no resgate às vítimas ilhadas e no transporte de suprimentos pelas vias alagadas.
Segundo a Marinha, o Navio-Aeródromo Multipropósito ‘Atlântico’, o Capitânia da Esquadra brasileira, sairá da Base Naval do Rio de Janeiro nesta quarta-feira (8) com um hospital de campanha equipado com UTI, e equipe médica com Ortopedista, Cirurgião Geral, Anestesista, Clínico Geral, Cirurgião Dentista, Farmacêutico e profissionais de Enfermagem e Saúde Bucal, além de mantimentos para auxílio às vítimas.
O navio também levará oito embarcações de médio e pequeno porte e duas estações móveis para tratamento de água, além de 40 viaturas e 200 militares para atuarem na desobstrução das vias de acesso.

O navio também pode transportar militares do Corpo de Fuzileiros Navais com maquinário composto de minicarregadeiras, ambulâncias e pá carregadeiras, para ajudar na desobstrução de vias e demais necessidades, assim como foi feito no início de 2023 no Litoral Norte de São Paulo.
Nesta terça (7), três aeronaves da Marinha serão deslocadas ao Rio Grande do Sul. No dia seguinte — mesmo dia em que o “Atlântico” será deslocado — outra embarcação enviará doações para o estado.















