DENGUE

Emoção marca cortejo de bombeiro que morreu ao tentar salvar uma vida em SC

Avatar photo
O bombeiro militar estava de folga e passava de carro próximo a um rio, quando viu um homem pular da ponte. Ele mergulhou para tentar salvar a vítima.

LEIA TAMBÉM

Na tarde deste domingo (02), o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina (CBMSC) realizou uma homenagem ao bombeiro militar e coordenador regional da Defesa Civil de Tubarão Anderson Martins Cardoso, de 52 anos, que morreu tentando salvar homem que pulou de ponte no sábado (1º).

Além do cortejo, que levou o corpo do sargento com o caminhão histórico do CBMSC – de Tubarão para Capivari de Baixo, onde foi cremado – honrarias militares também foram realizadas, como a salva de tiros, e a última continência ao 2º sargento. Assista no vídeo abaixo.

Em um gesto de união e respeito, às 15h, horário em que o cortejo fúnebre passava pelas ruas de Tubarão, os bombeiros militares e comunitários de todo o estado posicionaram suas viaturas em frente aos quartéis e prestaram continência ao sargento Anderson Martins Cardoso. As sirenes das viaturas foram ligadas por um minuto, criando um momento de profunda emoção e reconhecimento à bravura do militar.

Anderson Martins Cardoso tinha de 52 anos, era casado e deixa dois filhos — Reprodução

Anderson deixa dois filhos e a esposa. A história dele com a companheira, inclusive, ganhou repercussão nacional em 2021 ao virar reportagem no Fantástico, na Rede Globo.

Ambos bombeiros, Anderson pediu a então namorada Fabíola em casamento durante uma simulação de incêndio. O cartaz chamuscado virou lembrança de um dia que emocionou não só o casal, mas todos os colegas que assistiram à cena.

Anderson era 2º sargento dos bombeiros militares, mas estava atuando na Secretaria de Proteção e Defesa Civil como coordenador regional em Tubarão. Mesmo afastado do dia a dia como socorrista, nunca deixou a missão de lado.

“Deu sua vida tentando resgatar outra…Literalmente, tentou buscar da morte, alguém que não queria mais viver… E a escolha de Deus foi levá-lo também para junto de si. Fará a falta dos imprescindíveis”, postou um amigo em rede social.

Já a segunda vítima ainda não foi localizada. Os bombeiros militares retomaram as buscas na manhã deste domingo. Mergulhadores fizeram varreduras no rio, na região em que o episódio aconteceu. As buscas retomam nesta segunda-feira (3).

VOCÊ VIU?