Chuva retorna à SC com risco de queda de granizo, diz Defesa Civil

Avatar photo
Mau tempo se estende pelo menos até domingo (14) e com temperaturas baixas.

LEIA TAMBÉM

 — PUBLICIDADE —
Whatsapp Emecar Canoinhas

Esta quarta-feira (10) iniciou com nebulosidade, que foi se dissipando em algumas áreas no decorrer das horas, dando lugar a aberturas de sol entre os planaltos e o norte catarinense. As temperaturas variaram entre 15°C e 19°C.

quinta-feira (11), inicia com tempo encoberto em Santa Catarina, possibilidade de chuvas nas áreas próximas à divisa com o Paraná. Ao longo da manhã, o processo de formação de uma frente fria favorece com que as áreas de instabilidade avancem por todas as regiões.

A chuva pode ser intensa em curto período de tempo e vir acompanhadas de trovoadas, não descartando-se a ocorrência de temporais isolados com fortes rajadas de vento e eventual precipitação de granizo, informou a Defesa Civil do Estado.

Como medida preventiva, na noite desta quarta-feira 10, as comportas das barragens de contenção de cheias do Alto Vale do Itajaí serão fechadas novamente. Essa ação visa mitigar o impacto das chuvas intensas e reduzir o risco de enchentes nas áreas mais vulneráveis.

Na madrugada de quinta, as temperaturas variam entre 2 e 7°C entre o Grande Oeste, Planalto Sul e parte do Planalto Norte e de 7°C a 14°C nas demais regiões. À tarde, em função da chuva, as temperaturas variam entre 7°C e 15°C pelo estado, mantendo risco moderado a alto para desconforto térmico, hipotermia e agravamento de doenças respiratórias e cardiovasculares.

Na sexta-feira (12), a frente fria responsável pela chuva se afasta gradativamente do estado. Entretanto, ela ainda mantém a condição de chuva persistente na madrugada e entre a tarde e à noite nas áreas mais a norte de SC (próximas à divisa com o Paraná).

Além disso, o dia será marcado pela ausência de aberturas de sol na maioria das regiões, com manutenção das condições de céu mais nublado.

No amanhecer, temperaturas entre 3°C e 8°C no Grande Oeste, Planalto Sul e Grd. Florianópolis Serrana e de 8°C a 13°C nas demais áreas. 

À tarde, as temperaturas permanecem baixas, oscilando entre 5°C e 11°C entre o Meio-Oeste, planaltos e Grd. Florianópolis Serrana e de 9°C a 15°C nas demais áreas.

sábado (13) inicia com chuva fraca e tempo encoberto. Entre a tarde e a noite, novas instabilidades favorecem a ocorrência e chuva a partir das áreas de divisa com o Paraná que se espalham de forma gradativa por todo estado, condição que persiste ao longo do domingo (14) quando haverá condições favoráveis à ocorrência de chuva pontualmente intensa e volumosa no estado.