Abertas novas inscrições para cursos técnicos e Proeja no IFSC

Avatar photo
A publicação dos candidatos aprovados em primeira chamada está prevista para o dia 17 de setembro.

LEIA TAMBÉM

Estão abertas as inscrições para mais de 400 vagas e para cadastro de reserva (CR) em cursos do IFSC em 14 cidades de Santa Catarina. As ofertas são das chamadas vagas remanescentes ou seja, que não foram preenchidas nos processos seletivos regulares da instituição.

Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Garopaba, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, São José e Tubarão.

A inscrição é pelo Sistema de Inscrições do IFSC e pode ser feita até o dia 16 de setembro.

A seleção dos candidatos será realizada por ordem de inscrição e modalidade de concorrência. A partir da ordem de inscrição o sistema fará a classificação por curso considerando, primeiramente, os candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, complementados por candidatos que tenham cursado integralmente em escola pública brasileira e, posteriormente, a ampla concorrência.

A publicação dos candidatos aprovados em primeira chamada está prevista para o dia 17 de setembro. Os aprovados deverão enviar a documentação da matrícula entre os dias 18 de 20 de setembro, também de forma on-line.

Todas as informações e o quadro de vagas estão disponíveis no edital 13/Deing/2024/2, cuja leitura é fundamental para a participação no processo seletivo.

Cursos Técnicos Integrados: para quem possui Ensino Fundamental completo. Nesses cursos, o aluno faz o Ensino Médio no IFSC junto a uma formação técnica. 

Cursos Técnicos Concomitantes: para quem possui Ensino Fundamental completo e vai cursar ou está cursando o Ensino Médio em outra instituição. Nesses cursos, o aluno frequenta no IFSC apenas as disciplinas da formação técnica escolhida. 

Cursos Técnicos Subsequentes: para quem possui Ensino Médio completo. Nesses cursos, o aluno frequenta no IFSC apenas as disciplinas da formação técnica escolhida.

Cursos Proeja: para quem não cursou o Ensino Médio e possui 18 anos ou mais. O aluno terá a oportunidade de fazer o Ensino Médio ao mesmo tempo que o curso técnico. A seleção dos candidatos é feita por sorteio. A duração média dos cursos é de dois anos a três anos e meio.