Governo aciona bandeira vermelha e conta de luz ficará mais cara em setembro

Avatar photo
Previsão de escassez de chuvas e clima seco com temperaturas altas motivam acionamento de térmicas, impactando os custos da operação do sistema elétrico.

LEIA TAMBÉM

A conta de luz terá bandeira vermelha patamar 2 em setembro, com custo extra de R$ 7,87 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, informou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta sexta-feira (30).

O governo justificou a alta pela previsão de chuvas abaixo da média no próximo mês, resultando em menor afluência nos reservatórios do país. Segundo a Aneel, a redução será cerca de 50% abaixo da média.

Esse cenário de escassez de chuvas, somado ao mês com temperaturas superiores à média histórica em todo o país, faz com que as termelétricas, com energia mais cara que hidrelétricas, passem a operar mais”, explicou a Aneel. Não era acionada bandeira vermelha patamar 2 desde agosto de 2021.

Em Santa Catarina, esse custo extra junta-se ao reajuste da Celesc, que aumentou as tarifas desde o último dia 22 de agosto.

Para os consumidores do Grupo B, que incluem as residências, pequenos comércios e consumidores rurais conectados em baixa tensão, o reajuste foi de 4,19%.