Empresário de Curitiba é encontrado em Monte Castelo após sequestro

Avatar photo
Forças policiais de três estados seguem nas buscas pelos criminosos, e que estariam escondidos em uma área de mata no município de Papanduva.

LEIA TAMBÉM

Em um desenrolar rápido dos eventos, um empresário de Curitiba que havia sido sequestrado na terça-feira (17) e teve seu veículo incendiado, foi localizado nesta quarta-feira (18) em Monte Castelo, no Planalto Norte de Santa Catarina. Policiais de Papanduva atuaram na liberação da vítima (leia abaixo as circunstâncias do resgate).

Os policiais também apreenderam o Palio Weekend que teria provocado a batida. Ambos os automóveis foram levados ao pátio da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) de Curitiba.

De acordo com informações preliminares, o empresário, que atua no setor hospitalar, foi abordado por criminosos após um acidente de trânsito no bairro Alto Boqueirão, em Curitiba, entre o fim da tarde e a noite de ontem. Os criminosos teriam forçado a vítima a entrar em seu próprio veículo, avaliado em mais de R$ 300 mil. Os suspeitos colocaram fogo no veículo da vítima e mudaram de carro, para um VW Nivus, para seguir em direção a Santa Catarina.

Na manhã desta quarta-feira, a família comunicou a Polícia Civil do Paraná sobre o desaparecimento do empresário. A partir das investigações, os policiais acionaram as forças de segurança em Santa Catarina. 

Helicóptero da Polícia Civil do Paraná é utilizado na busca por foragidos — Foto: Divulgação, Polícia Civil

Operação policial e prisão

A polícia lançou uma grande operação para localizar o empresário e os suspeitos. Equipes especializadas, como o Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre), a Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) e outras unidades da Polícia Civil de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além da Polícia Militar do Paraná, se uniram para realizar as buscas. A operação também contou com apoio de um helicóptero da Polícia Civil do Paraná.

Dessa forma, policiais civis e militares preparam um cerco aos sequestradores nas proximidades da BR-116, entre Papanduva e Monte Castelo. Quando os suspeitos avistaram as forças policiais, deram meia volta e começaram a fuga.

Ele tentou se evadir e fez o retorno. Então começamos a perseguição por alguns quilômetros, até que numa entrada da localidade Floresta eles perderam o controle do veículo e colidiram. Os quatro homens que sequestraram a vítima fugiram do local e o empresário foi encontrado ali, sentado no banco do passageiro“, explica Eduardo Borges, Delegado da Polícia Civil de Papanduva.

Veículo em que os criminosos estavam com a vítima foi abandonado após colisão – Foto: Polícia Militar/Divulgação

Segundo a polícia, os autores iriam seguir com a vítima para o Rio Grande do Sul, e exigiam a quantia de R$ 3.700.000,00 para libertá-lo.

Até o momento, um dos quatro suspeitos envolvidos no crime já foi preso. A PMSC informou que ele tem 23 anos.

As buscas continuam para localizar os demais, que estariam escondidos em uma área de mata próxima à Capela São João Batista, no bairro Floresta, em Papanduva.

Apelo à população

Por meio da imprensa, a Polícia Militar emitiu um comunicado à população na tarde desta quarta (18). A comunidade de Monte Castelo, Papanduva e cidades vizinhas foi orientada a manter a calma e permanecer em casa ou em locais seguros durante as operações policiais. “É fundamental que todos fiquem atentos e, ao perceberem qualquer movimentação suspeita, realizem denúncias através do número de emergência 190”.

Repercussão e próximos passos

O caso gerou grande repercussão na região e mobilizou as forças policiais. A prisão de um dos suspeitos é um importante avanço, mas as autoridades ressaltam que as buscas continuarão até que todos os envolvidos sejam localizados e presos.

As próximas etapas da investigação incluem a elucidação de todos os detalhes do crime, como a motivação dos criminosos, a rota utilizada pelos sequestradores e a identificação de possíveis comparsas.