Morreu neste domingo (29) aos 100 anos Jimmy Carter, presidente dos EUA entre 1977 e 1981, em sua casa, em Plains, Geórgia, a mesma cidade onde nasceu.
Nascido em 1 de outubro de 1924, James Earl Carter Jr estava sob cuidados paliativos em sua casa, desde fevereiro de 2023. Carter teve um pequeno câncer removido de seu fígado em 2015.
A fundação que leva seu nome disse que haverá homenagens nas cidades de Atlanta e Washington, além de Plains; ainda não há informações sobre o funeral.
“Meu pai foi um herói, não só para mim, mas para todos que acreditam na paz, nos direitos humanos e no amor altruísta”, disse seu filho, Chip Carter, em um comunicado.
Carter foi presidente de 1977 a 1981 , mas talvez tenha sido mais famoso pela vida que levou após deixar o cargo. Carter foi um dos maiores defensores da paz, da democracia e dos direitos humanos internacionais.
Ele ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 2002 em reconhecimento ao seu “esforço incansável para encontrar soluções pacíficas para conflitos internacionais, impulsionar a democracia e os direitos humanos e promover o desenvolvimento econômico e social”.
Centenário, Carter viveu mais do que qualquer outro ex-presidente na história dos EUA.