DENGUE

Médico morto em acidente atendia na UPA de Canoinhas, onde faria plantão no fim de ano

Avatar photo
Profissional dedicou parte da carreira ao Caps de Canoinhas e também atendia no Centro Médico da cidade.

LEIA TAMBÉM

O médico socorrista do SAMU, Leandro Melo Martins, de 41 anos, que perdeu a vida em um grave acidente ocorrido na BR-476, em Paulo Frontin, no dia de Natal, estava escalado para realizar plantões na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Canoinhas, durante o fim de ano.

Bombeiros e socorristas do SAMU prestaram homenagem às vítimas – Imagem: Portal RDX/Reprodução

Além de atuar em São Mateus do Sul, no Paraná, Leandro também trabalhava no município catarinense. Natural de Lagoa da Prata, Minas Gerais, ele dedicou parte de sua carreira ao Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Canoinhas.

Embora tenha deixado o cargo fixo no Caps, continuava realizando plantões no Centro Médico e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). No último dia 17 de dezembro, esteve em Canoinhas em uma de suas escalas, e estava programado para atender entre os dias 28 e 31 de dezembro. As informações são do portal ND+.

No dia do acidente, Leandro estava em serviço em São Mateus do Sul, de onde partiu a ambulância que transportava um paciente para União da Vitória, também no Paraná.

Registrado no Conselho Federal de Medicina desde 2010, Leandro possuía registros regionais ativos em Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. De acordo com o portal da transparência de São Mateus do Sul, ele trabalhou como médico plantonista no pronto atendimento da cidade entre novembro de 2021 e janeiro de 2023.

Leandro foi velado no Centro do Idoso de São Mateus do Sul nesta quinta (26), e seu corpo será translado para Minas Gerais, onde outro velório será realizado a partir de sexta-feira (27), na capela mortuária de Lagoa da Prata. O sepultamento está previsto para sábado (28), no cemitério municipal, em horário ainda a ser definido.

A morte do médico gerou grande comoção entre amigos, colegas de profissão e familiares. Nas redes sociais, mensagens de despedida e homenagens destacaram sua generosidade e dedicação. “Descanse em paz nosso colega de trabalho doutor Leandro… que Deus te receba… uma pessoa de um coração de ouro”, escreveu uma moradora de São Mateus do Sul.

Outro amigo, Juliano Munhoz, lamentou: “Descanse em paz, meu grande amigo. Infelizmente nossas conversas e viagens não irão mais ocorrer. Deus lhe acompanhe e conforte o coração de seus irmãos e familiares.”

Entre as mensagens de familiares, a prima Vilminha de Melo citou Renato Russo para expressar sua tristeza: “É tão estranho, os bons morrem jovens. Descanse em paz, meu primo.”

Leandro deixa como legado sua dedicação à medicina e o impacto positivo que causou na vida de seus pacientes e colegas.

Homenagem

Equipes do SAMU e Corpo de Bombeiros de São Mateus do Sul prestaram uma homenagem nesta quinta-feira (26), às vítimas do grave acidente na Rodovia do Xisto, em Paulo Frontin, no dia 25 de dezembro.

Os profissionais se reuniram e seguiram em cortejo em direção ao Centro do Idoso, onde acontecia o velório da enfermeira Brenda Santos Bachinski, de 26 anos, do motorista da ambulância, Alisson Ferreira, de 31 anos, e do médico Leandro Martins, de 41 anos. Balões brancos foram soltos, como forma de homenagear as vítimas da tragédia.

Altair Silva dos Santos, o paciente que estava sendo transportado, está sendo velado em casa, na Comunidade do Retiro.