O TikTok anunciou neste domingo (19) que está de volta ao ar nos Estados Unidos após o presidente eleito Donald Trump prometer adiar a proibição do acesso ao aplicativo no país assim que retornar ao poder na segunda-feira (20).
“Como resultado dos esforços do presidente Trump, o TikTok está de volta nos EUA”, informou a plataforma em notificação enviada aos usuários.
O TikTok parou de funcionar para seus 170 milhões de usuários norte-americanos na madrugada deste domingo (19), antes que uma lei que o fechou por motivos de segurança nacional entrasse em vigor. A proibição foi motivada por preocupações relacionadas à segurança nacional.
Autoridades americanas alegam que a empresa chinesa ByteDance, proprietária do aplicativo, poderia utilizar os dados dos 170 milhões de usuários para fins de espionagem.
Trump, no entanto, afirmou que publicará um decreto determinando que a aplicação da legislação seja adiada. O presidente eleito disse que “estenderia o prazo antes que as proibições da lei entrassem em vigor, para que possamos fazer um acordo para proteger nossa segurança nacional”. “Eu gostaria que os Estados Unidos tivessem uma posição de propriedade de 50% em uma joint venture”, escreveu ele na rede social Truth Social.
Após o comunicado, alguns usuários norte-americanos relataram que estavam conseguindo acessar tanto o aplicativo quanto o site do TikTok , segundo a agência Reuters.