tres_barras

refis

Bombeiros do Planalto Norte aprimoram técnicas de atendimento em treinamento intensivo

Avatar photo
Treinamento reuniu 24 bombeiros militares e comunitários de todas as Companhias da circunscrição do 9º BBM, que é sediado em Canoinhas.

LEIA TAMBÉM

Nos dias 27 e 28 de março, foi realizado no quartel de Rio Negrinho um treinamento intensivo de Atendimento Pré-hospitalar (TAPH), reunindo 24 bombeiros militares e comunitários de todas as Companhias da circunscrição do 9º BBM, que é sediado em Canoinhas.

Foto: Corpo de Bombeiros / Divulgação

O objetivo do treinamento foi aprimorar as técnicas de socorro e atualizar os conhecimentos dos profissionais, garantindo um atendimento cada vez mais eficiente e qualificado à população catarinense.

Um dos destaques do treinamento foi a capacitação dos bombeiros para a aplicação do teste de glicemia, um procedimento recentemente incorporado aos protocolos do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).

Essa nova ferramenta permitirá às guarnições de serviço identificar com mais precisão os sinais de vítimas com alterações glicêmicas, possibilitando um tratamento mais adequado e eficaz.

Outro ponto importante abordado no treinamento foi a restrição de movimento de coluna (RMC) e a utilização de diferentes tipos de macas.

Os participantes aprenderam sobre o protocolo de APH do CBMSC, que permite a aplicação da restrição de movimento de coluna de acordo com a necessidade de cada vítima, visando o máximo conforto e segurança durante o transporte.

Além disso, foram apresentadas as macas scoop (maca coletora tipo colher) e macas a vácuo, que proporcionam maior conforto ao paciente durante o transporte ao hospital.

O treinamento também incluiu uma oficina de Reanimação Cardiopulmonar (RCP), na qual os bombeiros revisaram conceitos fundamentais e praticaram manobras de RCP em situações específicas, como pacientes com traqueostomia, ventilação boca-estoma, aspiração de líquidos e fluídos, e colocação de eletrodos do desfibrilador externo automático (DEA) em diferentes cenários.

O treinamento reforça o compromisso do CBMSC com a atualização constante de técnicas de socorro, capacitando os bombeiros para agir com agilidade e eficiência em situações de emergência.

A iniciativa demonstra o empenho da corporação em oferecer um serviço de excelência à comunidade catarinense, garantindo um atendimento cada vez mais preparado para os desafios complexos e as necessidades da população.

Notícia Anterior

AMEAÇA E DANO
Homem com problemas psiquiátricos é preso após surto violento em Canoinhas

Próxima Notícia

TRAGÉDIA NA ESTRADA
Pai e filho, um bebê de 1 mês, morrem em colisão entre carros em SC