telemedicina

Avião que assustou motoristas ao pousar na BR-101 fazia voo panorâmico

Avatar photo
O monomotor pertence a um empresário de mineração em Joinville. Segundo ele, essa foi a primeira vez que a aeronave, comprada em 2013, apresentou problemas.

O monomotor que realizou um pouso forçado na BR-101, em Garuva, no norte de Santa Catarina, na manhã deste sábado (5), é um Pelican 500 BR, utilizado para pulverização agrícola.

O momento em que a aeronave desvia de cabos de alta tensão e, por pouco, não atinge um caminhão foi filmado por ocupantes de um veículo que passava na rodovia, gerando grande susto.

Avião faz pouso forçado na BR-101 no Norte catarinense – Reprodução

De acordo com o piloto, Mateus Renan Calado, de 29 anos, uma pane no motor obrigou a aeronave a descer na pista, em meio ao tráfego de dezenas de carros. Felizmente, nenhum dos dois ocupantes da aeronave ou motoristas ficaram feridos.

O monomotor pertence a Valdemiro José Minella, de 71 anos, empresário de mineração em Joinville. Segundo ele, essa foi a primeira vez que a aeronave comprada em 2013 apresentou problemas.

De acordo os relatos, eles haviam saído do aeroclube de Guaramirim para um voo panorâmico em Garuva e estavam retornando ao ponto de partida quando ocorreu o incidente.

O Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) informou que a aeronave possui certificado de aeronavegabilidade em situação normal, sob regime experimental, comum em aeronaves agrícolas modificadas ou em uso específico.

Devido à impossibilidade de decolagem imediata, a aeronave teve as asas retiradas durante a tarde, e transportada por terra em um caminhão para reparos.

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foram acionados para apurar as circunstâncias da ocorrência.

Notícia Anterior

SAÚDE
Secretaria Estadual registra a terceira morte por chikungunya em Santa Catarina

Próxima Notícia

OBITUÁRIO
Funerais em Canoinhas e Papanduva neste sábado, 5