Santa Catarina enfrentará dias de grande instabilidade, especialmente no litoral e áreas próximas, com períodos de chuva frequente até sexta (11). Com as nuvens e a chuva, as temperaturas não sobem muito, com máximas próximas a 20°C em praticamente todas as regiões.
Segundo o centro de monitoramento da Proteção e Defesa Civil, sistemas de baixa pressão manterão o tempo chuvoso, aumentando os riscos de alagamentos e enxurradas no Meio Oeste, Vale do Itajaí e principalmente nas áreas litorâneas.

Por causa da sequência de dias com chuva, os volumes acumulados tendem a ser mais elevados no Litoral e áreas próximas. O risco é moderado (nas áreas em amarelo) a alto (áreas em laranja) para ocorrências relacionadas a alagamentos e enxurradas, como é indicado no mapa acima. Nas demais regiões do estado este risco é baixo (área em verde) a moderado.
A chuva mais intensa ocorrerá em dois momentos: o primeiro até a noite desta terça-feira (8), podendo vir acompanhada de trovoadas e pancadas fortes em alguns momentos. O segundo momento, de mais atenção, será a partir da noite de quarta-feira (9), quando a chuva volta a ganhar força e se torna persistente até o fim da semana.
No grande oeste catarinense, o risco para temporais vai diminuindo ao longo da semana, ocorrendo de maneira localizada e trazendo risco baixo para ocorrência de alagamentos pontuais e destelhamentos.
A população deve ficar atenta às atualizações dos órgãos oficiais, pois a previsão pode sofrer ajustes nas áreas e períodos de maior intensidade da chuva.
Na sexta-feira (11), o tempo volta a firmar no Grande Oeste e em parte dos Planaltos, com predomínio de sol e poucas nuvens. No leste do estado, a circulação marítima começa a perder força, mas o tempo segue mais fechado e com condições para chuva fraca a moderada, especialmente entre o Baixo e Médio Vale e o Litoral Norte.
No sábado (12), o tempo volta a ficar mais estável na faixa litorânea, com predomínio de sol entre nuvens, mas com condições para chuva fraca.
A Defesa Civil recomenda:
- Fique atento à inclinação de árvores e postes, além de rachaduras em muros ou paredes.
- Durante os temporais busque um local abrigado e jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
- Redobre cuidados próximo a áreas de encosta.