Jair Bolsonaro passa por uma cirurgia no intestino, neste domingo (13), no Hospital DF Star, em Brasília. O procedimento, considerado longo e complexo, é o sétimo relacionado às complicações da facada sofrida em 2018.
O ex-presidente é submetido a uma laparotomia exploradora para liberação de aderências intestinais e reconstrução da parede abdominal.
Traduzindo, incisão cirúrgica na parede abdominal para acessar a cavidade abdominal, remover as aderências que estão causando obstrução intestinal, e fechamento da incisão, restaurando a integridade da parede abdominal para prevenir complicações como hérnias e garantir a cicatrização adequada.
O procedimento começou por volta das 10h e já dura mais de 9 horas. A equipe médica avalia que o quadro atual é mais grave do que os anteriores.
No início da noite, em uma publicação nas redes sociais, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro informou que os marcadores vitais de Jair Bolsonaro estão normais e o quadro permanece estável durante o procedimento.
“A cirurgia continua. Os marcadores estão normais e o quadro segue estável. A equipe médica informou que ainda há uma previsão de mais 1 a 2 horas de procedimento. Assim que eu tiver novas informações do centro cirúrgico, compartilharei aqui com vocês“, escreveu Michelle.
A previsão é de que, após o procedimento, a equipe médica dê uma entrevista para atualizar a situação do ex-presidente.
Na sexta-feira (11), Bolsonaro passou mal durante um evento do PL no interior do Rio Grande do Norte. Ele foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e transferido de helicóptero para Natal.
No sábado (12), o ex-presidente deixou o Hospital Rio Grande, na capital potiguar, e seguiu para Brasília, onde passa por cirurgia.